A nova diretoria da Comissão de Trabalho de Cerimonial e Protocolo do Ministério Público dos Estados e da União (CTCEMP), integrante do CNPG e composta por Chefes de Cerimonial do Ministério Público brasileiro, foi empossada no dia 21/08, em cerimônia realizada no MP do Trabalho, em Brasília, durante a 19ª Reunião Colegiada. Os Chefes do Cerimonial do Ministério Público, Marcelo Pinheiro (PA), Mônica Cristina do Carmo Farias (TO) e Stael Lauxen (RS), foram eleitos para os cargos de Coordenador, Vice-Coordenadora e Secretária, respectivamente, para o biênio 2012/2013, em substituição à gestão composta por Jane Pereira dos Santos (MG), Maria Amelia Araujo de Oliveira (RJ) e o próprio Marcelo Pinheiro.

Segundo Marcelo Pinheiro, a nova diretoria tem a responsabilidade de assinar as comemorações dos 10 anos da Comissão, criada em 2003, cujo projeto foi aprovado durante a Reunião e será encaminhado ao futuro presidente do CNPG, Procurador-Geral de Justiça do Estado da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

“O projeto inclui ainda um evento técnico, que contará com uma premiação para práticas de protocolo. Além disso, estamos preparando um mapa do cerimonial do MP brasileiro para traçar o perfil setor nos Parquets: quantos MPs têm, qual o perfil, etc”, disse o Coordenador.

A CTCEMP foi instituída pelo CNPG por meio da Resolução nº 15/2006 com o objetivo de definir procedimentos protocolares e firmar posicionamento do MP no contexto social do Brasil. A Comissão realiza reuniões semestrais, sempre nos meses de março e agosto, com o objetivo de debater questões referentes ao cerimonial no Brasil.






Redes Sociais