O Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Cláudio Lopes, participou nesta quarta-feira (20/06), a convite da Presidenta Dilma Rousseff, da cerimônia oficial de abertura da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Centro de Convenções Riocentro. Dilma foi eleita Presidente da Rio+20 e abriu a Conferência, cujo tema central é “A Economia Verde no Desenvolvimento Sustentável”, que engloba a erradicação da pobreza e o quadro institucional que será preciso para atingir os objetivos. O que se pretende é garantir um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso, lacunas e abordar novos desafios. O evento contou com a participação de dezenas de Chefes de Estado e outras autoridades mundiais. A Rio+ 20 vai até o dia 22 de junho.

“Agradeço a todos os presentes a eleição como Presidente da Conferência. Esta é a maior conferência das Nações Unidas. Um evento dessa grandeza engaja toda uma geração. Estamos aqui porque o mundo demanda mudanças e a Conferência deve gerar compromissos firmes no ramo do desenvolvimento sustentável.”, destacou Dilma no seu discurso oficial.

“É uma honra ser o único representante brasileiro do Ministério Público presente nesta sessão histórica e restrita, tão relevante para a humanidade, junto com grandes personalidades políticas de nosso País”, afirmou Cláudio Lopes.

No Riocentro, que simbolicamente passou a ser território das Nações Unidas no último dia 5 – Dia Mundial do Meio Ambiente –, já estão sendo realizadas as sessões plenárias e negociações oficiais da Conferência. Também serão realizados os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, série de debates em que a sociedade civil discutirá temas prioritários da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável. Há ainda espaços para eventos paralelos da sociedade civil. O Riocentro será devolvido à cidade no sábado (23/06), um dia após o fim da Rio+20.

Também estiveram presentes na Sessão Plenária ex-Presidentes da República, Governadores, Ministros de Estado, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Carlos Ayres Britto, parlamentares e demais outras autoridades.

Representando o Estado do Rio de Janeiro, juntamente com Cláudio Lopes, estiveram presentes o Governador do Estado, Sérgio Cabral, o Vice-Governador Luiz Fernando Pezão, o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), Deputado Paulo Melo, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, e o Secretário de Estado do Ambiente (SAE), Carlos Minc.
 
 
 



Fonte: ASCOM / MPRJ

 






Redes Sociais