Tomou posse nesta quinta-feira (17/7) como procurador-geral de Justiça do Piauí o promotor Cleandro Alves de Moura. Ele sucede a Zélia Saraiva de Lima, que comandou o Ministério Público piauiense nos últimos quatro anos. A cerimônia de posse, realizada no início da noite, no auditório da Seção Judiciária da Justiça Federal no Piauí, contou com a presença do presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), Lauro Machado Nogueira.

 

Em seu discurso na solenidade, o presidente do CNPG rendeu homenagens à procuradora que se despediu do cargo, salientando o legado de conquistas expressivas em prol do aprimoramento institucional alcançado em sua gestão. Ao cumprimentar o empossando, ressaltou a importância das missões atribuídas ao procurador-geral, entre elas a de promover a integração entre os membros da instituição, "exercendo o convívio democrático e buscando a unidade sem pensamento único".

Biografia
Cleandro Alves de Moura é natural de Teresina (PI) e formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1990. É especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Federal do Piauí e também cursou Filosofia e Geografia. Ainda estudante, foi aprovado em concurso para o cargo de técnico processual judicial promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho.

 

Aprovado no 1º concurso para delegado de Polícia Civil de Carreira do Piauí, foi nomeado após o curso preparatório realizado pela Academia de Polícia Civil. Atuou como advogado militante, de 1990 a 1994, e defensor público do Ceará, de 1995 a 1996.

 

Foi nomeado para os quadros do Ministério Público do Estado do Piauí em 1º de fevereiro de 1996, iniciando a carreira como promotor de Justiça Substituto nas Promotorias de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Durante esse período, respondeu por inúmeras promotorias, dentre as quais, São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras, Luiz Correia, Parnaíba, Canto do Buriti, Elizeu Martins, Pedro II, Guadalupe, Campinas do Piauí.

 

Atuou ainda como promotor titular da 36ª Promotoria de Justiça da Fazenda Pública de Teresina e como chefe de Gabinete da Procuradora-Geral de Justiça até a sua posse. (Assessoria de Imprensa do CNPG, com informações do site do MP do Piauí - Fotos: MP do Piauí)

 Presidente do CNPG (esq.) prestigiou a solenidade em Teresina

 

Zélia Saraiva deixou o comando do MP do Piauí após quatro anos de gestão






Redes Sociais