[25/05/12]GNDH lança Comitês Estaduais de enfrentamento às drogas

 


O Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), braço do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) lança, nesta sexta-feira (25/05), os Comitês Estaduais de Enfrentamento às Drogas.

O Presidente do GNDH, Procurador-Geral de Justiça Eduardo de Lima Veiga (MPRS), afirmou que “a ideia é mobilizar todos os Estados no enfrentamento deste grave problema social, propondo uma unificação na atuação dos membros dos Ministérios Públicos em matérias que envolvam o tema”.

A Secretaria-Executiva do GNDH, Promotora de Justiça Angela Salton Rotunno (MPRS), explicou que, desde o início de 2011, durante as reuniões do GNDH, detectou-se nas seis Comissões do GNDH a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e mais ampla na questão das drogas. Decidiu-se então que o enfrentamento às drogas envolveria as seis comissões que compõem o GNDH: Comissão Permanentes de Defesa da Saúde (COPEDS); Coordenador: Gilmar de Assis (MPMG); Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos – Sentido Estrito (COPEDH); Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (COPEDPDI); Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (COPEVID); Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJE); e a Comissão Permanente de Educação (COPEDUC).

Também durante as reuniões, ficou definido que cada Comitê Estadual teria pelo menos um Membro de cada Comissão. A partir daí, cada Comissão passou a se reunir e elaborou o seu projeto, estabelecendo metas/diretrizes a serem cumpridas, dentro do seu cronograma de trabalho. Portanto, o lançamento dos Comitês Estaduais nesta sexta-feira (25/05) é mais uma ação concreta do GNDH dirigida ao enfrentamento das drogas, questão que atinge indistintamente os estados brasileiros.



Fonte: Ascom MPRJ





Redes Sociais