Nenhum homem é maior que a República. Nenhum homem é mais importante que a instituição que representa. Com estas palavras, o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Lauro Machado Nogueira, abriu seu discurso na solenidade em que tomou posse no cargo de presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), nesta sexta-feira (21/8), na sede do Ministério Público de Goiás.

Na mesma solenidade foram empossados os vice-presidentes regionais para o anuênio 2015-2016. Da Região Nordeste, Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá (MPAL); Região Norte, Airton Pedro Marin Filho (MPRO); Região Sudeste, Márcio Fernando Elias Rosa (MPSP); Região Centro-Oeste, Humberto de Matos Brittes (MPMS); Região Sul, Sandro José Neis (MPSC); e do Ministério Público da União, Leonardo Roscoe Bessa (MPDFT).

Diversas autoridades e membros do Ministério Público brasileiro prestigiaram a posse de Lauro Nogueira. Compuseram a mesa do evento o governador de Goiás, Marconi Perillo; Hélio de Souza, presidente da Assembleia Legislativa de Goiás; Laurita Vaz, presidente em exercício do STJ; Cláudio Portela, corregedor-nacional do Conselho Nacional do Ministério Público; Abraão Júnior Miranda Coelho, corregedor-geral do Ministério Público de Goiás; Gilberto Marques Filho, Corregedor-geral da Justiça de Goiás; senadora Lúcia Vânia; José Eliton de Figuerêdo, vice-governador de Goiás; Norma Cavalcanti, presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; Benedito Torres Neto, presidente da Associação Goiana do Ministério Público; Alexandre Moreira Tavares, procurador-chefe da Procuradoria da República em Goiás e o deputado federal Delegado Waldir.

Após a abertura oficial da sessão solene de posse da nova diretoria, a secretária Executiva do CNPG, promotora Roberta Pondé Amorim de Almeida, leu o termo de posse, seguido da assinatura dos empossados. O ex-presidente do conselho que deixava o cargo, Eduardo de Lima Veiga, foi homenageado por Lauro Nogueira e Norma Cavalcanti. Os três fizeram então uso da palavra e, em comum, suas falas enalteceram a coesão do Ministério Público brasileiro e sua independência de atuação, principalmente no combate à corrupção.

Palavras do presidente

Sobre corrupção, Lauro Nogueira disse que “o combate à corrupção tem abalado estruturas arcaicas de poder econômico e político, há muito sustentadas em perniciosa troca de favores, em desvios de conduta de agentes públicos, nos desmandos em detrimento do patrimônio público da Nação”. E reforçou que “o trabalho conjunto do Ministério Público e das polícias Federal, Civil e Militar, aliado a um Judiciário ágil e independente, tem respondido ao clamor de uma sociedade indignada, ferida. Uma sociedade que, perplexa, vê alguns se apropriarem de bens públicos enquanto ao cidadão falta quase tudo, especialmente, educação, segurança e saúde”.

O presidente empossado do CNPG destacou o investimento sistemático do Ministério Público em suas estruturas de inteligência e de combate ao crime organizado, que tem surtido efeitos positivos em todo o País, exemplificados com os números da Operação Lavajato. “Na medida em que a ação de promotores e procuradores incomoda a certos setores da política e da economia nacionais, não tarda a reação sempre cíclica e reativa, que traz o objetivo de tentar apequenar a Instituição, solapando-lhe garantias constitucionais”, afirmou. Lauro Nogueira finalizou a solenidade conclamando todos os membros do MP a não esmorecerem diante das dificuldades diárias, nem renunciar ao ideal que abraçaram ao entrar nesta instituição. (Texto: Ricardo Santana / Fotos: João Sérgio – Assessoria de Comunicação do CNPG)

Clique aqui e veja a galeria de fotos

 

 

 

 






Redes Sociais