O presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Lauro Machado Nogueira, representou a entidade na posse do novo procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (4/1), em Fortaleza, e contou também com a presença dos procuradores-gerais do Amapá, Roberto Álvares, e de Alagoas, Sérgio Jucá.

A solenidade reuniu aproximadamente 300 pessoas na sede do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), incluindo promotores e procuradores de Justiça; servidores do MPCE e diversas instituições da área. Além do CNPG, participaram representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE).

Em seu discurso, Lauro Nogueira destacou primeiramente a atuação do procurador-geral que deixou o cargo, Ricardo Machado. É fundamental parabenizar o colega Ricardo Machado pelos objetivos alcançados, sempre com foco no aprimoramento institucional e na efetiva autonomia administrativa e financeira da instituição. Entre outras ações, sua gestão modernizadora projetou ainda mais o Ministério Público cearense no cenário nacional, culminando com a formatação do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do MPCE, que vai servir de exemplo para todas as demais unidades ministeriais.

Ao novo PGJ, Lauro lembrou que ascender a este cargo é prova inconteste de merecimento na construção de uma carreira sólida e bem-sucedida. Para ele, este é, provavelmente, o ápice de toda uma vida dedicada ao direito e à justiça. Caro Plácido, a tarefa que lhe espera vai exigir esforço, dedicação, trabalho duro, o que, acredito, não lhe assusta. Vale dizer que aqui, nessa solenidade de posse, o que você assume não é só um cargo, mas um compromisso com toda uma instituição. É um desafio  que envolve mais do que a Procuradoria-Geral de Justiça do Ceará. Esse desafio vai cobrar a mobilização e engajamento de cada  integrante do MP desta Nação para defender a nossa instituição das constantes tentativas de enfraquecimento e dilapidação do perfil constitucional do Ministério Público", afirmou o presidente do CNPG.

Para finalizar, Lauro Nogueira deixou um recado a todos que integram não só o Ministério Público do Ceará, mas o MP brasileiro. É o recado da união, da integração e da parceria. Estamos todos juntos na mesma missão, na busca por garantir os direitos de cidadania e na luta pela justiça e igualdade. Contamos uns com os outros e, nesta interação, buscamos algo maior: o bem-estar coletivo. E precisaremos muito dessa força aglutinadora para enfrentarmos os tempos de adversidade que atravessamos, tanto em termos políticos quanto, sobretudo, em termos financeiros."

O novo PGJ

O nome do promotor Plácido Rios foi referendado pelo governador Camilo Santana após ter ficado em primeiro lugar na lista tríplice da eleição realizada pela dia 4 de dezembro. No discurso de posse, Plácido Rios destacou a importância da atuação do MP no combate à corrupção. “Atender o clamor popular neste momento em que assumimos a chefia do Ministério Público, significa estabelecer com absoluta prioridade o combate intenso, incansável e constante contra a corrupção. Precisamos debelar esta grave epidemia que se estende sobre boa parte do tecido orgânico das instituições públicas e privadas do nosso país”, asseverou.

 

Afirmando que o MP deve ainda adotar medidas focadas no combate à criminalidade de uma maneira geral, Plácido Rios prometeu fortalecer os órgãos de inteligência da instituição, como o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), além dos diversos órgãos de execução que atuam nesta área. Em sua fala, ele ressaltou que, para vencer a criminalidade, é preciso que as demais instituições que compõem o sistema de Justiça estejam aliadas e fortalecidas. (Ascom do CNPG, com informações da Ascom do MPCE)

 






Redes Sociais