“Hoje, em mais um desses episódios que a história se encarregará de carregar com as tintas devidas na memória da Nação, o Ministério Público, juntamente com o Poder Judiciário e a Polícia Federal, assume mais uma vez o protagonismo para o qual foi talhado na Constituição da República”. A afirmação foi proferida no discurso do presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Lauro Machado Nogueira, na solenidade de posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), realizada em Brasília (DF), na noite desta terça-feira (29/3). A posse também contou com a participação de quase todos os procuradores-gerais dos estados e da União.

Tomaram posse a diretoria, o conselho fiscal e os diretores regionais da Conamp para o biênio 2016/2018. Integrante do Ministério Público da Bahia, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti foi reconduzida ao cargo de presidente da Conamp, tendo Victor Hugo Palmeiro de Azevedo (MP-RS) como 1º vice-presidente; Nedens Ulisses Freire Vieira (MP-MG) de 2º vice-presidente; Elísio Teixeira Lima Neto (MPDFT) secretário-geral e Marcelo Lima de Oliveira (MP-RO) como tesoureiro.

A solenidade, da qual participaram membros do MP de todo o país, foi prestigiada também por senadores, deputados, juízes, defensores públicos e advogados. Ex-presidente da entidade, César Bechara foi homenageado e recebeu a Medalha da Ordem do Mérito da Conamp.

Discursando em nome da diretoria empossada, Norma Cavalcanti enfatizou a necessidade de reforço na luta pelas garantias e pela independência dos membros do MP. A continuação do combate contundente à corrupção foi um dos principais destaques na fala da presidente da Conamp. Temos o dever de buscar a condenação dos corruptos, que assalta os cofres públicos e a sociedade, disse Norma, que citou Rui Barbosa: ”o homem que não luta por seus direitos não merece viver”. (Ricardo Santana - Assessoria de Comunicação do CNPG)






Redes Sociais