O Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Cláudio Lopes, esteve na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nesta segunda-feira (26/03), onde participou de encontro preparatório para o Congresso Mundial sobre Justiça, Governança e Direito para a Sustentabilidade Ambiental (World Congress on Justice, Governance and Law for Environmental Sustainability), que ocorrerá entre os dias 17 a 20 de junho, no Rio de Janeiro, durante as reuniões da Rio +20. O evento será patrocinado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP).

No encontro, Lopes discursou e se comprometeu a colaborar para a realização do evento no Brasil, que terá a presença de Procuradores-Gerais e Promotores de Justiça com atuação na área ambiental. Lopes ressaltou a importância do Ministério Público brasileiro na defesa do meio ambiente. “O MP é hoje o grande defensor da sociedade e utiliza instrumentos jurídicos importantes para sua proteção como ações civis públicas e inquéritos civis instaurados para investigar denúncias. Só no Estado do Rio de Janeiro contamos com mais de 20 Promotores de Justiça especializados nessa matéria”, afirmou Lopes.

O encontro também contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal de Justiça Antônio Herman Benjamin; o Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), Desembargador Cláudio Dell’Orto; e o Senador da República Rodrigo Rollemberg.

O Congresso Mundial que terá sede no Rio de Janeiro reunirá Procuradores-Gerais, Juízes, legisladores, advogados e Ministros de Meio Ambiente de todo o mundo.



Fonte: Ascom MPRJ






Redes Sociais