O Procurador-Geral de Justiça Dr. José Rony Silva Almeida, o Procurador de Justiça e Chefe de Gabinete do MP, Dr. Eduardo Barreto d'Ávila Fontes, o Secretário-Geral do MP, Dr. Manoel Cabral Machado Neto, e os Promotores de Justiça da Saúde, Dr. Edyleno Ítalo Santos Sodré e Dr. Francisco Ferreira de Lima Júnior, visitaram o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

O objetivo da visita foi conhecer o bunker, espaço onde será instalado o segundo acelerador linear para tratamento de radioterapia no Centro Oncológico do Huse, e as obras de ampliação no Hospital.

O acelerador linear da nova radioterapia já foi instalado e está em fase de testes. O acelerador linear é um aparelho CX da Varian, com duas energias de fótons (para tumores mais profundos) e cinco energias de elétrons (para tumores mais superficiais). O investimento na construção do bunker foi de R$ 2.129.997,03 (recursos do Ministério da Saúde). A inauguração está prevista para o mês de dezembro.

Atualmente, em Sergipe, existem duas máquinas de radioterapia para atender a demanda dos pacientes oncológicos locais e de outros estados: 3D no Huse e a 2D no Hospital de Cirurgia. A construção do novo bunker permitirá que o Hospital de Urgência amplie e fortaleça o atendimento para toda a população que depende de tratamento pelo SUS no estado.

Novos leitos, unidades e equipamentos

Segundo o Governo do Estado, 100 novos leitos serão disponibilizados nos próximos dias no Huse. Eles serão instalados em uma área que estava sendo utilizada pela Central de Equipamentos, que foi remanejada. Hoje, a unidade tem 596 leitos para as diversas áreas, pronto-socorro, oncologia, UTI e hospital infantil.

Ainda de acordo com o Estado, o Huse está recebendo uma significativa parte dos 465 equipamentos hospitalares que servirão a toda a unidade hospitalar, desde os centros cirúrgicos à fisioterapia, passando pela UTI. Será criado, também, um espaço para a Hemodinâmica que envolve um trabalho de cirurgia cardíaca e vascular. Cirurgias eletivas que normalmente são feitas no Hospital Cirurgia, com o novo espaço, passarão a ser realizadas no Huse. O Centro de Nefrologia e Hemodiálise vai reduzir o impasse na prestação da terapia que é hoje prestada por clínicas conveniadas, além de permitir a realização de cirurgias urológicas e renais.

"O Ministério Público de Sergipe foi convidado pelo Governador Jackson Barreto para conhecer as melhorias que estão sendo feitas no Hospital de Urgência. Há uma necessidade muito maior de se fazer um serviço de saúde mais qualificado em Sergipe, mas tudo que foi feito aqui é bem-vindo e merece o nosso reconhecimento. O MP continuará diligente para fiscalizar o Sistema de Saúde como um todo, não só o Huse, mas também o Hospital Cirurgia e as Unidades de Saúde do Estado. Há Promotores de Justiça em todos os municípios, fiscalizando e tentando, através de ações, melhorar o atendimento prestado à população de Sergipe", disse o PGJ Dr. Rony Almeida.

Com informações da Agência Sergipe de Notícias

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe






Redes Sociais