O Ministério Público de Sergipe, por meio dos Promotores de Justiça Curadores do Patrimônio Público da Capital, Dra. Luciana Duarte Sobral e Dr. Bruno Melo Moura, realizou Audiência Pública com o Procurador-Geral do Município de Aracaju, Dr. Netônio Bezerra Machado, o Procurador do Município, Dr. Thiago Carneiro Santana Santos, Secretários e outros servidores municipais, para prevenir irregularidades no quadro de servidores comissionados do Município de Aracaju. Segundo o MP, inúmeras ilegalidades foram encontradas, pelas Operações "Antidesmonte" e "Caça-Fantasmas", na gestão passada do ex-Prefeito João Alves Filho.

Na Audiência, o MP recomendou aos atuais gestores (Prefeito, Vice-Prefeita e Secretários Municipais) que exerçam efetivo controle de frequência dos servidores vinculados às suas unidades e providenciem a assinatura "não britânica", fidedigna, de folhas manuais de frequência, com preenchimento real, dia a dia, e com horários reais de entrada e saída e com a atestação da frequência pelo servidor superior imediato, até a implementação do ponto eletrônico. Na reunião, o Município informou que estava em fase de Licitação dos equipamentos necessários para a implantação do controle eletrônico de ponto dos servidores.

O MP, recomendou, ainda, que os gestores municipais citados façam um levantamento para extinguir as situações ilegais: ocupantes de cargos em comissão que exercem funções típicas de servidores comissionados, fora das funções de direção, chefia e assessoramento, em violação da regra constitucional do concurso público; servidores comissionados lotados em determinado Gabinete ou Secretaria, que prestam serviços públicos em outras unidades, em desvio de função, cuidando para que eles prestem serviços de direção, assessoria ou chefia e em seus formais locais de lotação. Além disso, os gestores deverão controlar os subordinados, diretos e indiretos, para que não incidam nas ilegalidades de serem servidores "fantasmas" ou em situações de nepotismo ou acumulação ilegal de cargos públicos.

Em relação a nepotismo e acumulação ilegal, o MP recomendou que os gestores convoquem, gradativamente, todos os servidores municipais para assinarem declaração de não nepotismo e acumulação ilegal, sob pena de cometimento de falsidade ideológica e outros crimes em caso de informações falsas.

Ainda de acordo com o MP, os gestores deverão revisar todas as situações de requisição/cessão de servidores públicos, observando os requisitos legais, necessidades técnicas e parâmetros jurisprudenciais sobre o tema, principalmente sobre a questão do ônus de pagamento das respectivas remunerações.

Ao final da audiência, foi discutida a possibilidade de assinatura futura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MPSE e o Município de Aracaju para a realização de concurso público. Ficou pactuado que na próxima audiência, agendada para o dia 29 de janeiro de 2018, o Município trará proposta de prazos viáveis para a realização do concurso, para fins de discussão dos termos do possível TAC.

 

Com informações da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Aracaju

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe






Redes Sociais