O procurador-geral de Justiça de Sergipe e presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos – GNDH abriu os trabalhos da I Reunião Ordinária do Grupo em 2018. A reunião teve início no último dia 07, quarta-feira, no Auditório Promotor de Justiça Andrelino Bento, no MP do Distrito Federal.

O presidente do GNDH, José Rony Silva Almeida, explicou que " o GNDH tem a chancela institucional e os meios para promover, efetivamente, a garantia e preservação dos direitos mais caros a sociedade, mormente, no atual contexto por ela vivenciado".

A procuradora-geral da República Raquel Dodge, o Ministro dos Direitos Humanos Gustavo Rocha e o PGJ do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Roscoe Bessa participaram da reunião.

O encontro tem por objetivo estabelecer metas e ações do GNDH, que serão posteriormente replicadas em todo o Ministério público brasileiro, por meio de reuniões simultâneas de sete comissões do Grupo Nacional de Direitos Humanos, nas áreas de Saúde, Pessoa com Deficiência e Idoso, Infância e Juventude, Direitos Humanos, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Educação, Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Patrimônio Cultural.

Em seu discurso, Rony Almeida fez um apelo: "Enquanto Presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Ministério Público Brasileiro conclamamos cada um dos presentes, que continuem firmes no propósito de elevar o Brasil ao patamar em que os direitos humanos sejam respeitados e rogamos que esse seja o norte dos trabalhos desenvolvidos pelo GNDH na presente Reunião Ordinária".

O PGJ sergipano disse ainda que "o Brasil passa, nesse momento, pela pior e mais profunda crise econômica e social de sua história. O contingenciamento de recursos indispensáveis a prestação dos serviços públicos essenciais à população tem gerado um estado de grande comoção social, com gravíssimos prejuízos às camadas mais necessitadas deste país, merecendo, por isso mesmo, redobrada atenção das instituições estatais encarregadas constitucionalmente da defesa e proteção dos Direitos Humanos ", afirmou.

O GNDH permanecerá reunido em Brasília até a próxima sexta-feira (09) momento em que ocorrerá a reunião plenária, visando a deliberação e aprovação das matérias produzidas pelas comissões permanentes.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe






Redes Sociais