Nesta terça-feira (19), o procurador-geral de Justiça, José Rony Silva Almeida, e o promotor de Justiça Cláudio Roberto Alfredo de Sousa participaram de reunião, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), para conhecer como funcionará o aplicativo "Educação UP". Fruto do Termo de Convênio nº 01/2017, celebrado entre o Ministério Público de Sergipe, o TCE, a Universidade Federal de Sergipe e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE), a ferramenta será disponibilizada aos cidadãos com o objetivo de facilitar o controle social das políticas públicas na área de Educação.

Durante o encontro, o professor doutor Methanias Colaço Rodrigues Júnior, do Departamento de Sistemas de Informação da UFS, demonstrou as funcionalidades e potencialidades da plataforma desenvolvida, além de responder a alguns questionamentos dos membros do MP e dos conselheiros do TCE. Doutor em Ciência da Computação e pós-doutor na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Gestão de Comunicação, Methanias explicou que, desde o ano passado, os pesquisadores da Universidade estão empenhados na criação do software. Ele enfatizou que a sociedade clama por transparência e, cada vez mais, quer fazer parte das decisões.

Em 2017, a UFS propôs a formação de um consórcio com o MP e o TCE para o viabilizar o projeto. De acordo com o que foi firmado, coube à Universidade a execução técnica. Já o MP e o TCE forneceram os recursos financeiros necessários à pesquisa definida no plano de trabalho. "Trata-se de um aplicativo que visa cadastrar todas as escolas, inicialmente as estaduais, para que possamos acompanhar a realidade delas. Merenda, transporte escolar, estrutura física, corpo docente, enfim, todas as carências de cada escola. A partir daí, a população poderá fazer suas comunicações, permitindo que o MP e o TCE, na medida de suas capacidades, ajudem a resolver os problemas detectados. É um grande acordo para que possamos melhorar, cada vez mais, a Educação no nosso estado", disse o procurador-geral, Rony Almeida.

O "Educação UP", também batizado como "Duca", em referência ao mascote (uma coruja) símbolo da aplicação, está sendo submetido aos últimos ajustes. Em breve, será definida uma data de lançamento para toda a sociedade.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe






Redes Sociais