Com um discurso que apresentou as perspectivas do fortalecimento do Ministério Público do Maranhão e ressaltou a importância da união entre os membros, a procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, no dia 14, no Teatro Arthur Azevedo, foi reconduzida ao comando da instituição para o biênio 2010/2012, em sessão solene de posse do cargo de procurador-geral de Justiça. 

“Hoje é um dia extraordinário, que encerra a primeira metade de um ciclo de crescimento institucional iniciado com minha posse para o primeiro mandato à frente do Ministério Público, e inaugura a segunda metade do ciclo, com minha recondução ao elevado cargo de procurador-geral de Justiça, inspirada no sentimento de união e trabalho”, destacou a procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro. 

A temática do discurso da procuradora-geral de Justiça seguiu na direção da união plena dos membros do MPMA e da reestruturação da instituição, conclamando o apoio imprescindível dos promotores e procuradores de Justiça, principalmente, diante das necessidades da sociedade. “Devemos estar sempre mobilizados para evitar redução ou supressão de atribuições e prerrogativas do Ministério Público, porque a sociedade brasileira, que já conhece tão bem a instituição e exige seu pleno funcionamento, que já sabe a contribuição que temos dado e que podemos dar à Nação, não merece retrocesso na sua atuação destemida”, enfatizou. 

A presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), Doracy Moreira Reis Santos, também participou da celebração e sobre o processo de escolha do procurador-geral de Justiça, falou que a entidade já manifestou sua posição histórica sobre o assunto, respeitando as opniões divergentes. \"A Ampem, com os olhos voltados para o amanhã, vai continuar contribuindo para o fortalecimento do MPMA. Sabemos que a realidade nos obriga a assumir uma postura crítica e responsável. Nossa sociedade padece do alimento material e está enferma de justiça. Mas é possível construir alternativas viáveis para resgatar a esperança, na defesa intransigente das autonomias do Ministério Público, das garantias constitucionais dos seus membros e dos compromissos institucionais\", afirmou. 

Ainda com o foco na união e no engrandecimento do Ministério Público do Maranhão, o procurador-geral de Justiça em exercício, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, enfatizou saber ser “necessário empunharmos a bandeira da união e da harmonia, prerrogativas que a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, saberá manter em favor de uma instituição coesa com a meta de concretizar os direitos da sociedade”, falou durante a cerimônia. 

O representante do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Eduardo Tavares Mendes, lembrou a trajetória vencedora da procuradora-geral de Justiça. “Vossa Excelência tem uma história que se confunde com a própria evolução do MP, instituição que tem um papel primordial diante de uma realidade de corrupção e improbidade administrativa. Sabemos que sua recondução manifesta a certeza de uma administração cada vez mais eficaz e mais combativa. Aproveito a ocasião para conclamar a todos os integrantes do MPMA para se unirem em nome do Ministério Público do Brasil”, ressaltou Eduardo Tavares Mendes. 

O vice-governador, João Alberto, representando a governadora Roseana Sarney, reafirmou a importância do Ministério Público do Maranhão para a sociedade e destacou ter certeza de que “Fátima Travassos vai continuar desenvolvendo um excelente trabalho à frente do MPMA, pois desde o início da sua carreira vem deixando a marca de uma jurista combatente e eficiente”. 

A procuradora-geral de Justiça, no fim da solenidade, agradeceu a Deus, aos membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, aos amigos que vieram prestigiar a sua posse, aos familiares, às autoridades presentes. “Dedico esse momento singular da minha existência à memória de minha mãe, referência de mulher, de esposa e de cristã. Agradeço também ao meu pai Manoel de Jesus e as minhas filhas Faberi e Tarsila, bem como aos meus amigos. Agradeço, sobretudo, a Deus, em cuja luz depositamos nossas esperanças; nos mantemos no caminho da sabedoria; e, assim, realizamos obras maravilhosas”, concluiu.






Redes Sociais