Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais - CNPG

Menu
<

SANTA CATARINA - Grupo Permanente em Defesa das Pessoas em Situação de Rua discute ações realizadas

Após efetuar mais uma ação no Centro de Florianópolis, o Grupo Permanente em Defesa das Pessoas em Situação de Rua reuniu-se na tarde desta terça-feira (16/05). Durante o encontro, as entidades participantes discutiram as ações realizadas desde a criação do Grupo e também o planejamento de ações futuras. Em quase um mês e meio de existência, o grupo já aumentou o número de entidades parceiras.Pela manhã, antes da reunião, o Grupo visitou três pontos do centro de Florianópolis: a passarela do terminal rodoviário Rita Maria, a área localizada embaixo da cabeceira da ponte Colombo Salles e também a área dos clubes de remo, na Avenida Beira-Mar. Além dos integrantes do Grupo, a ação foi acompanhada pelo Prefeito e pelos Secretários Municipais de Assistência Social, de Saúde e de Segurança Pública.

Durante a ação, a Comcap recolheu detritos, materiais descartáveis e outros rejeitos. O Grupo também prestou orientações às pessoas que se encontravam nos locais, como a importância da higiene pessoal, e indicando que eles procurassem o serviço especializado. Algumas também receberam passagens, viabilizadas por meio da assistência social, para retornar às suas cidades de origem.

A ação realizada pela manhã serviu como ponto de abertura para a segunda reunião foi a do grupo, criado há cerca de um mês. Foram apresentadas fotos e vídeos das ações efetuadas, seguidas de comentários sobre as situações exibidas.

Durante o encontro, alguns dos representantes das entidades também falaram sobre as mudanças no cenário da cidade e enfatizaram os resultados gerados pela conscientização. O que me felicita é que o lixo que dominava aquela paisagem não está mais tão presente. Os próprios moradores de rua estão se preocupando com a limpeza do local, explica o Promotor de Justiça Daniel Paladino, representante do Ministério Público de Santa Catarina no Grupo.

As atividades futuras serão discutidas na próxima reunião do Grupo, devido ao anúncio do lançamento da primeira etapa do programa Floripa Social, da Prefeitura Municipal de Florianópolis. O projeto prevê na cidade diversas ações sociais que vão ao encontro das discussões que o Grupo vem realizando. Na próxima reunião também será discutida a efeitividade das atividades implementadas pelo Floripa Social.

Participam do Grupo a Secretaria Municipal de Segurança e Guarda Municipal, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Florianópolis (Abrasel), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representado pelo Promotor de Justiça Daniel Paladino, a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), a Polícia Militar, a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), a Secretária de Assistência Social, a Comissão dos Direito Humanos da OAB/SC, a Secretária Municipal a Saúde, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTROPOP), o Conselho de Segurança do Centro da Capital (Conseg) e a Delegacia de Polícia Civil Especializada em pessoas desaparecidas.

.: voltar :.