As ações realizadas em Florianópolis pelo Grupo Permanente em Defesa das Pessoas em Situação de Rua foram abordadas durante sessão da Câmara dos Vereadores da Capital, no dia 13/11. A apresentação do Promotor de Justiça Daniel Paladino, titular da Promotoria da área da cidadania e responsável por conduzir o Grupo, teve como objetivo expor dados das atividades realizadas.

"Temos uma formação heterogênea, porém, somos homogêneos em nossos ideais em ajudar as pessoas que estão em vulnerabilidade e a resgatar a dignidade de cada uma delas", afirmou o Promotor de Justiça, que atendeu a uma proposição do vereador Maikon Costa (PSDB).

O Grupo já realizou 44 operações nas regiões norte, sul, central e continental de Florianópolis e também efetua atendimentos às pessoas em situação de rua como, por exemplo, a ação que atendeu 230 cidadãos no último dia 11 e 12 de novembro, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP), próximo à Passarela do Samba Nego Quirido. A proposta do grupo, além de higienizar os locais onde se instalam os moradores e encaminhá-los para atendimento e acolhimento especializado, é orientá-los quanto às boas práticas de higiene pessoal e de saúde e instruí-los para que descartem corretamente o lixo produzido.

O Grupo Permanente em Defesa das Pessoas em Situação de Rua foi criado em abril de 2017 e é formado pela Secretaria Municipal de Segurança, pela Guarda Municipal, pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Florianópolis (Abrasel), pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), pela Polícia Militar, pela Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), pela Secretaria de Assistência Social, pela Comissão dos Direitos Humanos da OAB/SC, pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), pelo Conselho de Segurança do Centro da Capital (Conseg) e pela Delegacia de Polícia Civil especializada em pessoas desaparecidas.






Redes Sociais