Os dados analisados no mapa social da saúde são divididos em Indicadores Agregados, Assistência à saúde e Investimentos.

Entre os Indicadores Agregados estão o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande do Sul (IDESE), calculado por meio da média ponderada de três indicadores: porcentagem de crianças com baixo peso ao nascer, taxa de mortalidade de menores de cinco anos e esperança de vida ao nascer. O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que avalia a qualidade do Sistema de Saúde Municipal no que se refere à atenção básica, também entra na análise. O IFDM é calculado pela média ponderada de três indicadores: porcentagem de mais de seis consultas pré-natal por nascido vivo, óbitos por causas mal definidas e taxa de óbito de menores de cinco anos por causas evitáveis.

No quesito Assistência à Saúde, são consideradas a quantidade de habitantes por leito hospitalar, a quantidade de habitantes por médico, a cobertura populacional por agentes comunitários de saúde (ACS) e a cobertura populacional por equipes de saúde da família (ESF).

Os investimentos destacados são subdivididos em Investimento Total e Investimento por Habitante. O primeiro diz respeito aos investimentos do município, na área de saúde, com base na receita de impostos. Já o investimento por habitante se refere à razão entre os investimentos em saúde e a população do município em um determinado período.






Redes Sociais