O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou o livro \”Histórias de Vida: os Procuradores-Gerais\”, nesta quinta-feira (21/7). O evento encerrou o primeiro dia do I Seminário Nacional Ministério Público, Memória e Cidadania e o II Encontro Nacional de Memoriais dos Ministérios Públicos, que seguem nesta sexta-feira (22/7). Na mesma ocasião, foram homenageados os ex-Procuradores-Gerais de Justiça e o servidor em atividade mais antigo da Instituição.
O livro reúne depoimentos de nove ex-Procuradores-Gerais e do servidor mais antigo do MPSC, relembrando a história da Instituição, que se mistura às suas próprias histórias, tendo como pano de fundo a repercussão das ações do MPSC no desenvolvimento do Estado. \”Os depoimentos nos permitem recordar os conflitos e conquistas do passado, revelando processos marcantes e as conexões entre a dimensão individual, da atuação do Promotor de Justiça, e a dimensão coletiva do trabalho prestado à sociedade catarinense\”, falou a Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e coordenadora do Memorial do MPSC, Promotora de Justiça Helen Crystine Corrêa Sanches, no lançamento da publicação.
Após o lançamento, os ex-Procuradores-Gerais de Justiça e o servidor mais antigo foram homenageados por sua atuação, com placas comemorativas entregue pelo Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin. Receberam a homenagem os ex-Procuradores Gerais Hélio Rosa, José Daura, João José Leal, José Galvani Alberton, Moacyr de Moraes Lima Filho e Gercino Gerson Gomes Neto e o servidor Nery José Pedro.
Ao entregar as placas, Lio Marcos Marin lembrou que os homenageados viveram e trabalharam numa época difícil, desbravando o Estado de Santa Catarina, muitas vezes em Comarcas remotas e de difícil comunicação. \”O Ministério Pùblico de hoje foi forjado por colegas que disseminaram Estado afora uma imagem altamente positiva e de relevo à Instituição, numa época em que as condições eram extremamente difíceis\”, acrescentou o Procurador-Geral. O ex-Procurador-Geral de Justiça José Daura agradeceu a homenagem em nome de todos os agraciados. Após a cerimônia, foi realizado descerramento do retrato de Gercino Gerson Gomes Neto na galeria de Procuradores-Gerais de Gustiça.
Seminário e Encontro Nacional
O I Seminário Nacional Ministério Público, Memória e Cidadania e o II Encontro Nacional de Memoriais dos Ministérios Públicos são promovidos pelo MPSC, nos dias 21 e 22 de julho, no auditório da Instituição, em Florianópolis. O público alvo são os Promotores de Justiça com atuação na defesa do meio ambiente e patrimônio histórico e cultural; alunos das faculdades de Direito, História, Arquivologia e Museologia; e dirigentes municipais ligados à área da cultura.
No Seminário pretende-se debater as políticas internas adotadas para preservar a memória institucional e a relação entre gestão patrimonial e desenvolvimento nas comunidades, além de facilitar a troca de experiências entre Promotores de Justiça com atuação na defesa do patrimônio histórico e cultural.
Além de Lio Marcos Marin e de Helen Crystine Corrêa Sanches, compuseram a mesa da solenidade o Desembargador Sérgio Torres Paladino, Presidente do TRE; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais, José Galvani Alberton; o Corregedor-Geral do MPSC, Paulo Ricardo da Silva; o Procurador de Justiça Luiz Antonio Guimarães Marrey (SP); o Secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto Grubba; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSC, Luís Eduardo Couto de Oliveira Souto; o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Andrey Cunha Amorim; Promotor de Justiça Gustavo Viviani de Souza, ex-Diretor do CEAF responsável pela implantação do Projeto Memorial do MPSC; o Secretário-geral da OAB/SC, Waltoir Menegotto; e o historiador Gunter Axt, consultor do Memorial do MPSC.
Saiba mais sobre o livro
O livro é o primeiro da série Histórias de Vida, que inaugura o programa editorial do Memorial do Ministério Público de Santa Catarina. Reúne nove depoimentos de Membros que ocuparam a Procuradoria-Geral e um do funcionário mais antigo da Instituição, coletados no âmbito do Programa de História Oral. Nas narrativas que seguem, aborda-se não apenas o Ministério Público, mas também aspectos da história do Estado de Santa Catarina, de meados do século XX aos dias atuais, numa perspectiva pessoal e impressionista, que fala de grandes eventos, mas também do cotidiano do trabalho do Promotor de Justiça nas diversas Comarcas e cidades pelas quais passou ao longo de sua carreira. Uma leitura agradável e estimulante para quem se liga ao Ministério Público e se interessa pela história de Santa Catarina. Foram entrevistados: Hélio Rosa, José Daura, João Carlos Kurtz, João José Leal, Hipólito Luiz Piazza, Moacyr de Moraes Lima Filho, José Galvani Alberton, Pedro Sérgio Steil, Gercino Gerson Gomes Neto e Nery José Pedro.
Faça o
download em pdf contendo o inteiro teor da obra
Saiba mais sobre como foi feito o livro e de como o Ministério Público de Santa Catarina está implementando o seu Memorial assistindo à reportagem \”Memorial do MPSC: a história de um início\”, no canal do MPSC no YouTube.
O link do vídeo \”Memorial do MPSC: a história de um início\” é: http://youtu.be/cdFRUkC94RI
Redação:Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
(48) 3229.9010, 3229.9302, 3229.9011
http://www.mp.sc.gov.br/ | comso@mp.sc.gov.br
http://www.youtube.com/ministeriopublicosc | www.twitter.com/mpscnoticias