BELÉM: MP promove hoje I Encontro sobre Direitos da Pessoa Idosa
A promotoria de Justiça da Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência na capital, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e o Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAO Cidadania) realizam hoje, 21, às 9h, o I Encontro sobre Direitos da Pessoa Idosa e o lançamento do livro “Estatuto do idoso: Dignidade humana como foco” no auditório Natanael Leitão, prédio-sede do Ministério Público do Estado.
O evento contará com palestras da coordenadora geral dos Direitos do Idoso da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Neusa Pivatto Muller e do promotor de Justiça do Idoso do Ministério Público do Estado do Ceará, Alexandre Alcântara.
“Dignidade humana como foco” – Esse é o tema do livro “Estatuto do Idoso” que será lançado no dia do evento nas versões impressa e digital.
O livro expõe os direitos do idoso e os instrumentos jurídicos para garantia de sua eficácia em nosso meio, reunindo artigos que o analisam a partir do Estatuto do Idoso e dos direitos essenciais para um envelhecimento digno, como: saúde, trabalho, assistência social, acesso à justiça, prioridade de atendimento, combate à discriminação e à violência.
A obra foi produzida pelo promotor de Justiça Waldir Macieira em conjunto com a coordenadora geral dos Direitos do Idoso, Neusa Pivatto, e a mestra socióloga e doutora em comunicação e cultura, Daizy Stepansky.
O livro foi editado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – Coordenadora Geral dos Direitos do Idoso e estará disponível na internet no site desta secretaria.
Texto: PJ do Idoso
Edição: Assessoria de Imprensa