A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Ivana Lúcia Franco Cei, cumpriu agenda institucional, na última quinta-feira (9), em Recife (PE), quando participou de “roda de diálogos” e foi uma das homenageadas, pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a Medalha Roberto Lyra.

Durante a manhã, o MPPE colocou o presente e o futuro no centro das discussões da Semana do MP 2021, por meio da Roda de Diálogos "Reflexões: o MP e os desafios para um novo tempo". O encontro, realizado de forma híbrida, contou com a presença dos membros da instituição e foi subdividido em três momentos.

A presidente do CNPG participou do primeiro painel: “Os desafios do MP brasileiro sob a ótica de suas lideranças”, ao lado do procurador-geral de Justiça do MPPE, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, e do presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta,

"O tema da Semana do MP 2021 é esperançar, um tema que se volta para uma perspectiva de um Ministério Público coeso para prestar o melhor serviço possível à sociedade. E nada melhor do que as lideranças do MP brasileiro para destrinchar esse assunto", apontou Paulo Augusto de Freitas, na abertura do painel.

 

Manoel Murrieta ressaltou que o MP brasileiro passa por um momento de reafirmar a sua maturidade profissional, que será necessária para atravessar um cenário em que não há "atmosfera positiva" em torno do fortalecimento do MP.

A presidente do CNPG, Ivana Cei, reforçou a importância de uma atuação consciente dos membros do MP brasileiro a fim de assegurar a sua efetividade no papel que lhe foi designado pela Constituição Federal, de defensor da democracia e da sociedade.

"O trabalho desenvolvido pelos procuradores-gerais, no âmbito do CNPG, e pela classe por meio da Conamp tem sido exemplar em defesa das prerrogativas. Isso é importante, porque ainda existem limitações para atendermos as pessoas mais vulneráveis de forma remota. No meu estado, o Amapá, evitamos o colapso do sistema de saúde porque os promotores estavam lá, entrando nos hospitais e cobrando providências. É preciso o MP estar presente para realizar a sua missão de defender a sociedade", frisou Ivana Cei.

 

MPPE homenageia personalidades com Medalha Roberto Lyra

Dentro das comemorações da Semana do MP, já no turno da noite, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, aconteceram as solenidades de entrega das Medalhas Roberto Lyra e de posse dos novos promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco. A presidente do CNPG, Ivana Cei, foi uma das personalidades homenageadas, fruto de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em defesa da sociedade e no fortalecimento do Ministério Público Brasileiro.



Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira, apresentou a nova campanha do MPPE: “Esperançar um novo tempo”. “Com o mote da sustentabilidade, o MPPE quer convidar a sociedade a refletir sobre o que plantamos em 2021 e o que vamos colher em 2022. Mais do que isso, o nosso “esperançar” representa o agir tendo a esperança de dias melhores”, comentou o PGJ. Para representar esse novo ciclo que se inicia, os agraciados com a Medalha Roberto Lyra levaram para casa uma muda, que simboliza o amanhã.

“Me sinto extremamente honrada com a homenagem e por esta possibilidade de participar de uma semana tão importante de debates aqui no MPPE. Levo a medalha para o Amapá e ao CNPG, agradecendo imensamente o acolhimento dos membros e servidores do MP Pernambucano. Aproveito, ainda, para expressar meu desejo de dividir essa medalha com todos que atuam diariamente na nossa instituição, vencendo os desafios, os medos e buscando a superação, para cumprirmos a tarefa que abraçamos com muito compromisso”, manifestou a presidente do CNPG, Ivana Cei.



Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação - Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Ascom MPPE e Ana Girlene - MP-AP
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Contato: (96) 3198-1616






Redes Sociais