A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), Ivana Cei, participou, na última segunda-feira (2), da cerimônia de posse da procuradora-geral do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade. A PGJ do MPES foi reconduzida para dirigir o órgão no biênio 2022/2024. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções de Vitória (ES), na capital capixaba e transmitida pelo canal oficial da instituição no Youtube.

Luciana Andrade foi a primeira promotora de Justiça a ocupar o cargo de procuradora-geral de Justiça do MPES, no biênio 2020-2022. Candidata única, foi reeleita em 18 de fevereiro de 2022 para mais uma gestão à frente da Procuradoria-Geral de Justiça.

Em seu discurso de posse, Luciana Andrade agradeceu a confiança de ser reconduzida ao cargo para mais uma gestão e prometeu dar continuidade ao trabalho que rendeu bons resultados em sua primeira gestão.

A procuradora-geral de Justiça do MP-AP e presidente do CNPG parabenizou a empossada pela recondução, destacou o papel das mulheres nos postos de comando, citando a lenda das guerreiras Amazonas, mulheres que moravam na floresta à margem dos rios, defendendo a conservação, permanência e manutenção de vidas e desejou sucesso à PGJ do MPES.

“A trajetória histórica feminina demonstra que a missão não tem sido fácil, mas a caminhada até aqui nos traduz que o impossível pode acontecer! Assim, se torna necessário não só parabenizar, mas enaltecer a recondução da PGJ Luciana Andrade, com a certeza e o orgulho de como uma verdadeira Amazonas, permanece a força de uma guerreira, com um papel fundamental de exemplo e liderança feminina a ser seguido e de um trabalho a ser continuado”, afirmou Ivana Cei.


Sobre a empossada

Luciana Gomes Ferreira de Andrade é natural de Taubaté (SP), ingressou no Ministério Público do Estado do Espírito Santo em maio de 2003, como promotora de Justiça substituta na Promotoria de Justiça de Vila Velha. Depois atuou em diversas comarcas do Estado. Em 2011, foi promovida, por merecimento, para atuar na entrância especial. Trabalhou em diferentes áreas de atuação do Ministério Público no criminal, cível e infância e juventude. Atualmente é titular na matéria de execução penal na Promotoria de Justiça Criminal de Viana.

Além da graduação em Direito pela Universidade de Taubaté/SP, é especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul e possui MBA em Gestão Sustentável nas Organizações pela Fucape. Também é mestra em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha (UVV), cujo trabalho de conclusão trata do sistema prisional feminino capixaba e a ótica da equidade de gênero. Atualmente é doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Autoridades presentes na posse

Prestigiaram a solenidade de posse o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o corregedor nacional do Conselho Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque; os conselheiros do CNMP: Rinaldo Reis Lima, Paulo Cezar dos Passos, Jaime de Cássio Miranda e Moacyr Rey Filho; os procuradores-gerais de Justiça dos MPs: do DFT, Fabiana Costa; do MPM, Antônio Duarte; do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; do Piauí, Cleandro Alves; de Roraima, Janaína Carneiro; do Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno; de Pernambuco, Paulo de Freitas; da Bahia, Norma Cavalcanti; o diretor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), promotor de Justiça Michel Romano, que representou o procurador-geral de Justiça do MPSP, Mario Luiz Sarrubbo; e o secretário-executivo do CNPG, promotor de Justiça do MP-AP, Paulo Celso Ramos.

Presentes, ainda, o ex- conselheiro do CNMP, Fábio Stica; a ouvidora do MP de Pernambuco, Selma Magda Barreto; e dezenas de promotores de Justiça e servidores do MPES. O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta, participou virtualmente da cerimônia.

 

 

 

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Núcleo de Imprensa
*Com informações do MP de Espírito Santo.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
==
Fonte: MPES (https://www.mpes.mp.br/Arquivos/Modelos/Paginas/NoticiaComFoto.aspx?pagina=8374#)






Redes Sociais