A presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), a procuradora-geral de Justiça da Bahia Norma Cavalcanti, prestigiou hoje, dia 15, os eventos comemorativos aos 131 anos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizados na capital pernambucana. Na solenidade do aniversário, ela foi condecorada com a Medalha do Mérito 'Patrono Roberto Lyra', pela trajetória no MP de serviços prestados à sociedade. Na oportunidade, também foram condecorados os procuradores-gerais de Alagoas, Márcio Tenório de Albuquerque, de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, e o corregedor-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Oswaldo D'Albuquerque Neto.

Norma Cavalcanti também participou da mesa temática 'Caminhos para os principais desafios do MP brasileiros', realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto, em Recife, junto com o corregedor-geral Oswaldo D'Albuquerque Neto; e do procurador regional da República e ex-conselheiro do CNMP, Sílvio de Amorim Júnior. A mediação do debate foi realizada pelo PGJ de Pernambuco, Paulo Augusto Oliveira.

"Fiquei honrada com a homenagem que recebi. Sou uma mulher feliz por viver esses 30 anos o Ministério Público brasileiro e de eu poder ser um pouco da mudança que eu quero para minha Instituição. Se me perguntarem hoje: o que você quer para o Ministério Público? Eu quero que, cada vez mais, consolidemos nossas funções da Constituição Federal. Não é fácil. Devemos ter a sabedoria para dialogar com os Poderes constituídos. Não podemos nos tornar uma ilha. Temos nossa independência funcional, mas o que nos dá força é nossa unidade. As dificuldades do Ministério Público brasileiro, no seu avançar, no seu caminhar, são as questões orçamentárias. Para crescermos mais, a luta agora em diante é do fortalecimento dos nossos orçamentos", afirmou a presidente do CNPG.

   

    

Fotos: Ascom MPPE






Redes Sociais