A presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério do Público dos Estados e da União (CNPG), a procuradora-geral de Justiça da Bahia Norma Cavalcanti, participou na manhã desta quinta-feira, dia 6, em São Paulo, da abertura da reunião ordinária do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), presidido pelo procurador-geral de Justiça do MP paulista Mario Sarrubbo.

No encontro, houve intercâmbio e discussão de informações com autoridades do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Receita Federal, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A presidente do CNPG, elogiando o trabalho realizado pelo GNCOC, ressaltou a relevância da articulação intra e interinstitucional. "O GNCOC desenvolve um dos trabalhos mais importantes dentro da estrutura dos MPs Federal, dos estados e do Distrito Federal. É imprescindível a importância do trabalho em grupo, organizado, para combater o crime na forma macro. Acima da independência de cada membro, está a unidade ministerial. Temos que trabalhar e ter fé em dias melhores", afirmou.

O presidente do GNCOC ressaltou que o crime organizado ultrapassou as divisas entre os Estados e até mesmo as fronteiras nacionais, o que exige maior unidade do Ministério Público. "Nós precisamos trabalhar para construir uma atuação que seja paradigmática", sublinhou o PGJ. Ele também destacou a importância de um entendimento com as agências de controle para que os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) espalhados pelo Brasil alcancem maior êxito.

Na mesma linha, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, pontuou que é fundamental que as unidades do Gaeco que o Ministério Público Federal começa a instalar atuem de forma integrada com as do Ministério Público dos Estados. A reunião também contou com a presença do promotor de Justiça da Bahia João Paulo Schoucair, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com informações e fotos da Ascom do MPSP

 






Redes Sociais