A presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Cavalcanti participou ontem, dia 9, da cerimônia de posse do promotor de Justiça Deosdete Cruz Júnior no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) para o biênio 2023/2025. A cerimônia aconteceu no início da noite no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

O êxito da gestão do procurador-geral de Justiça José Antônio Borges, que encerrou seu segundo mandato, foi lembrada pela presidente do CNPG. “Zé antônio, como o chamo, é um irmão de lutas institucionais. Agradeço sua firme participação no colegiado do CNPG e o valoroso trabalho em prol do Ministério Público brasileiro, pedindo bençãos aos santos da minha terra na sua caminhada”, ressaltou. A posse foi prestigiada por autoridades como o governador do Estado de Mato de Grosso, Mauro Mendes; a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Claurice Claudino da Silva; o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro; os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Paulo Passos e Rinaldo Reis; e o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta.

Norma Cavalcanti afirmou também que o PGJ recém-empossado chega aclamado como um líder do Ministério Público brasileiro. “Deosdete foi escolhido por seus pares em reconhecimento à sua inteligência, sua conduta íntegra e corajosa, condições necessárias para enfrentar as adversidades que surgirão e para vencê-las com equilíbrio e sensatez”, destacou a presidente do CNPG. Deosdete Cruz Júnior ingressou no MP de Mato Grosso em 2005 e, desde 2019, exercia o cargo de sub-procurador geral de Justiça Jurídico e Institucional do MPMT.

Na ocasião, Norma Cavalcanti ressaltou a importância da independência funcional dos membros por se tratar de “um dos pilares da nossa Instituição”. E complementou que “a função ministerial exige responsabilidade e equilíbrio de todos os seus membros. Unidos continuaremos redescobrindo novos rumos, esperando que nossas condutas em qualquer circunstância, queiramos ou não, serão responsabilidade e cenário da vida de todos nós, já que o MP é uma entidade em permanente e coletiva construção”. Também estiveram presentes os procuradores-gerais de Justiça dos Estados do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento; de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites; do Pará, César Mattar Jr;  do Acre, Danilo Lovisaro do Nascimento; de Santa Catarina, Fernando da Silva; do Distrito Federal, Georges Carlos Fredderico Seigneur;  de Rondônia, Ivanildo de Oliveira;  a de Roraima, Janaína Carneiro Costa; do Tocantins, Luciano Casaroti;  do Ceará, Manuel Pinheiro; e de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo.          







Redes Sociais