O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) elegeu os nomes que serão indicados para compor as vagas destinadas aos Ministérios Públicos estaduais no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2023-2025. A eleição ocorreu durante reunião do CNPG realizada na tarde desta quarta-feira, dia 26, na sede do Ministério Público Militar, em Brasília. Para a primeira vaga, foi eleito o procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos (MPMS), que atualmente é conselheiro do CNMP, com 25 votos; para a segunda vaga, o promotor de Justiça Fernando Comin (MPSC), que obteve 17 votos; e para a terceira vaga, a procuradora de Justiça do Ministério Público do Amapá (MPAP), Ivana Cei, com 18 votos.

A reunião foi presidida pela presidente do CNPG, Norma Cavalcanti. “Estou honrada com a possibilidade de vocês me representarem, pois sei que terei a ajuda de todos. Parabenizo os eleitos e quero afirmar que estarei ao lado dos três no fortalecimento do MP brasileiro”, destacou. Participaram também do pleito Walber José Valente de Lima (MPAL); Manuel Pinheiro Freitas (MPCE); Franklin Lobato Prado (MPPA); Yélena de Fátima Monteiro Araújo (MPPE); Moacir Gonçalves Nogueira (MPPR); Ivanildo de Oliveira (MPRO); Cecília Nogueira Guimarães Barreto (MPSE); Valter Santin (MPSP; e Luiz Francisco de Oliveira (MPTO).

O conselheiro do CNMP Paulo Cezar Passos agradeceu pela votação e destacou a importância da unidade do CNPG. “A eleição acabou. Nós três representamos o MP brasileiro, em especial o MP dos estados, por isso quero destacar que farei o melhor e que a unidade é a nossa força”. Também na lista tríplice, a procuradora de Justiça do MPAP, Ivana Cei, agradeceu a presidente do CNPG Norma Cavalcanti “pela forma como conduziu essa eleição tão disputada”. Por fim, o promotor de Justiça Fernando Comin destacou a importância do CNPG para a estabilidade e segurança do MP brasileiro. “Vamos nos esforçar para que o CNPG se fortaleça no respeito ao pensamento divergente, na lisura e altivez”.

A presidente do CNPG, Norma Cavalcanti, encaminhará a lista, com os nomes dos três indicados, à presidência do Senado no prazo de dez dias para que possam ser sabatinados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e apreciados em plenário pelos senadores. As datas das sabatinas serão determinadas posteriormente pelo Senado.

 

 

  

 Fernando Comin                                 Ivana Cei                                                           Paulo Cézar Passos

 

 

Fotos: Sérgio Almeida






Redes Sociais