O Ministério Público de Sergipe e o Ministério Público Federal firmaram um Termo de Mútua Cooperação Técnica para agilizar a troca de dados e sistemas de cruzamento de informações entre as instituições. O termo reforça o regime de colaboração necessário para enfrentar os mais diversos crimes praticados no Estado, sobretudo os relacionados à corrupção.

Assinaram o documento, o procurador-geral de Justiça José Rony Silva Almeida, representando o MPE, e o procurador-chefe do MPF, José Rômulo Silva Almeida. As instituições prestarão auxílio mútuo no compartilhamento de informações e dados voltados à instrução de procedimentos investigatórios criminais e cíveis regularmente instaurados, notadamente no combate á corrupção, à sonegação fiscal e à lavagem de dinheiro, inclusive por meio da produção de relatórios de pesquisa e análises pelo LAB – Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro, implantado no MP sergipano, e pela Seção de Pesquisa e Análise da Procuradoria da República, denominada SEPAD-PRSE.

O PGJ Rony Almeida explicou sobre o LAB do Ministério Público. "A ferramenta propicia ao Estado de Sergipe combater, de forma mais eficiente, crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro, pois funciona como centro de produção de informações estratégicas para o enfrentamento a esses crimes. O laboratório é capaz de agilizar a análise tecnológica de dados gerados em quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico, além de propor o uso de programas de computador que facilitam a avaliação de informações".

"A sociedade clama pela investigação ágil dos desvios praticados nas mais diversas esferas.O combate à corrupção tem sido o propósito central da política institucional do MP de Sergipe e a parceria com o MPF vem para reforçar e engrandecer os trabalhos nesse sentido", informou o PGJ.

Segundo Rômulo Almeida, o acordo é de extrema importância. "É de fundamental importância o alinhamento de ações do MP do Estado de Sergipe e o MPF no enfrentamento de crimes tão caros à sociedade sergipana".

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe






Redes Sociais