O promotor de Justiça Cleandro Alves de Moura tomou posse, em sessão solene do Colégio de Procuradores, como Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí. A cerimônia, presidida pela então Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima , aconteceu no auditório da Justiça Federal - Seccional Piauí.

Autoridades dos poderes e de diversos órgãos estavam presentes, como o Governador do Estado, Wellington Dias, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Temístocles Filho, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Raimundo Eufrásio, presidente do TCE-PI, Luciano Nunes, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais, Lauro Nogueira e o conselheiro do CNMP Marcelo Ferra.

A cerimônia iniciou com a entrada do Procurador-Geral nomeado com seus familiares e seguiu-se da execução do Hino Nacional Brasileiro pelo quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina. O Governador Wellington Dia então fez seu pronunciamento, desejando uma gestão de sucesso e reafirmando o compromisso de trabalhar em parceria com o Ministério Público, dada a importância da missão deste.

A procuradora Zélia Saraiva Lima também se pronunciou, e fez um regate de seu mandato, além de desejar uma gestão profícua ao novo chefe da instituição. Logo após, ela recebeu uma homenagem da servidora Patrícia Guimarães em nome dos servidores e membros pelo trabalho realizado durante os 4 anos à frente do Ministério Público.

Após a homenagem, a procuradora de Justiça e secretária do Colégio de Procuradores, Martha Celina de Oliveira Nunes, leu o termo de posse. O cargo foi então transmitido oficialmente ao novo Procurador-Geral de Justiça, através da assinatura do termo de posse e troca de cadeiras, ato simbólico que também transmitiu a presidência da sessão solene a Cleandro Moura. Em sequência, o novo Procurador-Geral fez o juramento, no qual se comprometeu a cumprir bem e fielmente a Constituição e as leis.

A procuradora Zélia Saraiva Lima recebe uma placa de homenagem e buquê de flores da servidora Patrícia Gumarães.

Em continuidade aos pronunciamentos, Paulo Rubens Rebouças, presidente da Associação Piauiense do Ministério Público, afirmou que Cleandro Moura tem pela frente muitos desafios, mas destacou a competência do novo gestor e admiração que ele tem dos outros membros. Lauro Nogueira, presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais, também teve seu momento de fala, no qual aproveitou para entregar uma medalha a Zélia Saraiva Lima por sua atuação como Procuradora-Geral de Justiça.

Encerrando os pronunciamentos, o recém empossado Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura, agradeceu àqueles que o ajudaram em sua trajetória e reafirmou o compromisso em sua nova missão: "Com o coração aberto e com o entusiasmo de trabalhar por um Ministério Público forte, eficiente e resolutivo é que almejo desempenhar as atribuições do cargo de Procurador-Geral de Justiça com dedicação, firmeza e humildade, visando ao fortalecimento da nossa Instituição e ao cumprimento de nosso papel constitucional: o atendimento dos anseios da sociedade, destinatária maior do nosso serviço" - pontua Cleandro Moura.

Ele apresentou, ainda, como pretende dirigir a instituição: "O Plano de Gestão apresentado durante a minha campanha será a bússola que orientará as ações administrativas nos próximos dois anos" - afirma Cleandro Moura - "Sob o compromisso de eficiência e gestão de resultados, buscarei aprimorar o modelo implantado pela Dr.ª Zélia Saraiva Lima, materializado no Plano Estratégico 2010-2022. Assim, elegi três eixos prioritários: incremento do orçamento, fortalecimento da atividade finalística e aperfeiçoamento da atividade meio" - complementa.

Ao final, os presentes acompanharam, em posição de respeito, a execução do Hino do Piauí pelos servidores do Ministério Público do Piauí Elis Marina Luz e Milton Almeida. Após o encerramento da sessão, foi oferecido um jantar comemorativo na área externa do auditório.

Além das autoridades já citadas, estavam presentes na mesa de honra o Corregedor Geral do Ministério Público, Aristides Pinheiro, o Diretor do Foro da Seção Judiciária da Justiça Federal no Piauí, Daniel Sobral, o Presidente do TRE, Edvaldo Moura, o Procurador Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, José Heraldo de Sousa, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Marcio Vasconcelos, o Subdefensor Público Geral, Erisvaldo dos Reis, a Vice-Presidente da Seção da Ordem dos Advogados do Brasil, Eduarda Miranda, o Presidente da Câmara Municipal de Teresina, Luiz Lobão, o Presidente da APMP Paulo Rubens Rebouças e o Presidente do Sindicato dos Servidores Ministério Público, José de Arimatea Leão.






Redes Sociais