O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realiza nesta quinta e sexta-feira (12 e 13-08), em Cacoal, curso de Gestão em Promotoria de Justiça, capacitação que visa aprimorar competências de Membros  e servidores do MP atuantes na área administrativa das Promotorias.
O evento tem como objetivo promover um esclarecimento do fluxo administrativo da Instituição, de modo a  solucionar as dificuldades enfrentadas no cotidiano, sob o ponto de vista do gerenciamento organizacional, oferecendo, como consequência, um serviço de melhor qualidade à sociedade.

Ao abrir o evento, o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, afirmou que o treinamento reflete a preocupação institucional em adotar a necessidade de profissionalização da administração. Ele destacou que o MP rondoniense tem seguido o modelo profissional na gestão institucional  e, como exemplo, falou da modernização de processos organizacionais, que permitem o acompanhamento de gastos do MP, por comarca. “Sabemos que Promotores de Justiça são aprovados em concurso para trabalhar com a aplicação do Direito, mas  é inevitável que também se tornem gestores ao assumirem coordenação de Promotorias. Diante disto, este evento auxiliará Membros e servidores na gestão de suas atribuições”, disse.

Ainda no início dos trabalhos, o Diretor do CEAF, Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula, reiterou os objetivos da capacitação, abordando o caráter inovador da iniciativa. “Pela primeira vez, o MP rondoniense está realizando um treinamento que nos permitirá ter uma melhor compreensão dos trâmites de cada unidade administrativa que compõem a Instituição. Com essa visão, será possível promover um melhor andamento nos atos administrativos”, disse. Também presente, o Secretário-Geral do MP, Promotor de Justiça Héverton Alves de Aguiar, afirmou que a capacitação implicará, ainda, na redução de entraves na rotina de gestão dos Promotores de Justiça que coordenam Promotorias.


Curso
Destinado a Promotores de Justiça que respondem pela coordenação de   Promotorias e servidores que ocupam a chefia de cartórios, o curso justifica-se pela vasta quantidade de procedimentos administrativos realizados nos órgãos do Ministério Público, os quais envolvem desde as atividades mais simples, como redigir e tramitar documentos, às mais complexas, como executar procedimentos relativos a processos licitatórios para a aquisição de bens ou serviços.

Nesse sentido, a capacitação busca o alinhamento entre as ações gerenciais de membros e servidores atuantes na área administrativa, com as ações (gerenciais e estratégicas) dos demais órgãos auxiliares ou de assessoria da Procuradoria-Geral de Justiça que atuam administrativamente em atividades específicas.

As abordagens tratarão de gestão das organizações, projetos institucionais, processos organizacionais e administrativos, lideranças de equipes, além de orientações sobre processos organizacionais nas áreas meio do Ministério Público de Rondônia.

O evento realizado em Cacoal, promovido pelo CEAF, tem como coordenadora-geral a Promotora de Justiça Alessandra Apolinário Garcia e conta com a presença do Subprocurador-Geral de Justiça, Ivo Scherer, e do Diretor da Coordenação de Planejamento e Gestão, Promotor de Justiça Charles Martins, além de Membros e servidores.

 

 

Assessoria de Comunicação (Ascom MPRO)

Contatos: (69) 3216-3755

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.






Redes Sociais