Membros do MPMA e PrêmioNa tarde desta quinta-feira, 23, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) recebeu, na sede da Imprensa Nacional, em Brasília, o troféu do 7º Prêmio Melhores Práticas da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) pela implementação do projeto Integrar.

A iniciativa, que faz parte da ação institucional do Ministério Público do Maranhão: "Integrar – Qualidade de Vida", alcançou o 2º lugar na premiação, na categoria Inovação na Gestão Pública.

Criada pelo Ministério do Meio Ambiente, a A3P é um programa objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. A premiação é um reconhecimento nacional de projetos-modelo que se realiza desde 2009.

O prêmio busca reconhecer os projetos implementados, dar visibilidade às iniciativas e incentivar outros órgãos a aderirem à A3P. A premiação acontece a cada dois anos e, até o ano de 2016, 68 projetos de todo o Brasil foram contemplados.

Ao receber o prêmio representando o MPMA, o procurador-geral de justiça Luiz Gonzaga Martins Coelho ressaltou que o programa Integrar foi criado para fortalecer a autoestima e os sentimentos de segurança e pertencimento de servidores e membros, em um ambiente que desenvolva práticas sustentáveis. "Trabalhar é muito bom e trabalhar feliz é melhor ainda. A gratificação que temos em receber a honrosa premiação da agenda A3P é imensa!", destacou o chefe do MPMA.

Para o procurador de justiça Marco Antonio Anchieta Guerreiro, que preside a Comissão de Sustentabilidade, "o Ministério Público do Maranhão alcançou mais uma notável conquista. Com esse prêmio, provamos que é possível aliar postura sustentável, qualidade de vida e alta produtividade", afirmou.

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio, o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, elogiou a atuação do Ministério Público do Maranhão. "O protagonismo do MPMA tem repercutido em todo o Brasil. São ações que nos enchem de esperança, ao transformar um órgão público em uma instituição sustentável. O que vemos no Ministério Público do Maranhão são aulas sobre como fazer uma gestão que preza pela sustentabilidade".

APRESENTAÇÃO

Pela manhã, o projeto do MPMA foi apresentado aos presentes à solenidade da A3P, pelo promotor de justiça Marco Antonio Santos Amorim, diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst).

O Integrar visa a promover a conscientização dos membros e servidores do MPMA a respeito da importância da sustentabilidade e desenvolver uma eficiente política institucional de práticas voltadas à preservação do meio ambiente e à racionalização dos recursos públicos.

Entre as ações previstas estão o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; a gestão adequada dos resíduos gerados; a qualidade de vida no ambiente de trabalho; a sensibilização e capacitação dos servidores; além de licitações, obras e reformas sustentáveis.

Na ocasião, foram apresentados alguns resultados do projeto como eventos atrelados à sustentabilidade; atendimento ambulatorial permanente; realização de palestras temáticas; atividades em datas comemorativas; adoção das cores das Campanhas de Saúde da OMS; e a reativação do Coral Vozes do MP.

Também constam como frutos do Integrar a contratação de empresa de ginástica laboral; formação do grupo Mãos de Fada; realização de corrida institucional; formação de equipe de basquete; implantação da carona solidária e a instalação de estante coletiva de livros.

Confira os vídeos aqui:
VÍDEO 1
VÍDEO 2

Redação: CCOM-MPMA






Redes Sociais