016

Campanha do Agasalho 2016 MP-PRNeste ano, o volume de doações da Campanha do Agasalho do Ministério Público do Paraná, que, durante dois meses, mobilizou membros, servidores e estagiários do MP-PR, além de familiares e amigos, superou as expectativas. No total, foram arrecadados, 8.161 artigos de inverno em Curitiba e em outras 15 comarcas do Estado. Somadas, as doações chegaram a 4.598 peças de roupas, 1.218 mantas e cobertores, 344 pares de calçados e 2.006 artigos de inverno como luvas, gorros, cachecóis e meias, além de toalhas de banho, lençóis, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal.

As doações foram distribuídas a entidades beneficentes de apoio a crianças e adolescentes, idosos, imigrantes, indígenas, pessoas com deficiência, em tratamento de saúde ou em situação de vulnerabilidade. As instituições beneficiadas foram selecionadas pelas Promotorias de Justiça participantes da campanha de acordo com as necessidades das entidades locais e com as características dos itens arrecadados.

A campanha teve início em maio e se encerrou no final de julho, sendo realizada em Curitiba, Cascavel, Londrina, Francisco Beltrão, Toledo, Paranavaí, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Apucarana, Pato Branco, Maringá, Arapongas, Umuarama, Campo Mourão e União da Vitória (veja abaixo os resultados da campanha por comarca).

A ação contou com a colaboração espontânea de membros, servidores e estagiários do MP-PR. No interior do estado, integrantes voluntários do Grupo de Mobilizadores de Comunicação foram os responsáveis pela organização da campanha e a distribuição das doações.

Veja o resultado da campanha em cada uma das comarcas participantes:

Campanha do Agasalho 2016 - CuritibaNa capital – Em Curitiba, as doações foram destinadas a pessoas em situação de rua, atendidas pela “Casa de Acolhida São José”. As arrecadações totalizaram, entre itens novos e usados, 1.768 peças de roupas (1.505 de adulto e 263 infantis), 1.070 mantas e cobertores, 1.788 acessórios como meias, luvas, cachecóis, gorros e pares de sapato (1.650 acessórios e 138 calçados), além de 22 artigos como lençóis e toalhas de banho. As roupas infantis foram doadas também aos filhos de recicladores cooperados à “Cata Paraná”. Grande parte dos itens arrecadados em Curitiba foi adquirida através de doações em dinheiro, que somaram R$ 17.617,50. O recurso foi empregado na compra de: 1.021 cobertores, 780 pares de meias, 360 roupas íntimas e 136 gorros (produtos já contabilizados no total de arrecadação).

No interior – Quinze comarcas do interior do Estado participaram da ação. Veja como foi a campanha em cada uma delas.

Campanha do Agasalho 2016 - CascavelCascavel – A Pastoral do Imigrante, que atende cerca de 1.500 haitianos, foi a instituição escolhida para a entrega das doações da Campanha do Agasalho em Cascavel. No total, 491 itens, entre roupas (397 de adulto e 40 infantis), cobertores, calçados e acessórios foram destinados à Pastoral (foto à esquerda).

Foz do Iguaçu – Na comarca, as doações foram enviadas ao “Nosso Canto – Centro de Adaptação Neurológica Total”, que presta assistência médica e psíquica a pessoas com deficiência. No total, a campanha arrecadou 94 roupas de adulto, 51 de crianças, sete cobertores, 16 calçados e dois travesseiros.

Campanha do Agasalho 2016 - GuarapuavaGuarapuava – A Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava foi a instituição beneficiada com a Campanha do Agasalho. Foram entregues à entidade 305 peças de roupas de adulto, 27 infantis, 25 mantas e cobertores, além de 53 outros itens, entre acessórios e calçados (foto à direita).

Umuarama – Em Umuarama, a estratégia foi arrecadar dinheiro entre os membros e os servidores que atuam na comarca para a aquisição de roupas novas. No total 600 peças foram compradas. As doações foram entregues à “Associação Vida e Solidariedade”, que atende os moradores do Parque Industrial, bairro carente de Umuarama. A entidade oferece cursos de computação, distribuição de roupas, prática de esportes e distribuição diária de alimentos aos menos favorecidos.

Campanha do Agasalho 2016 - LondrinaLondrina – As doações arrecadadas em Londrina foram destinadas às pessoas em situação de rua que frequentam a “Casa de Passagem Pão da Vida”. Nas sedes do MP em Londrina, a campanha arrecadou 97 peças de roupas, 34 mantas e cobertores, oito pares de calçados, além de acessórios de inverno (foto à esquerda).

União da Vitória – O abrigo Santa Clara, que atende mulheres e idosos com doenças mentais, e o Cemei Ilta Lúcia Rodrigues foram as instituições beneficiadas com a campanha do agasalho em União da Vitória. As doações totalizaram 103 peças de roupas de adulto, 23 infantis, além de 22 itens como luvas, calçados, meias e cachecóis.

Ponta Grossa – Em Ponta Grossa, a campanha arrecadou 210 peças de roupa de adulto, 181 infantis, 36 pares de sapato e 83 outros produtos de inverno. Os donativos foram encaminhados para três entidades diferentes: o “Lar das Vovozinhas”, para idosos; a Pequeno Anjo, de acolhimento para crianças; e a Casa da Acolhida, que recebe as pessoas em situação de rua.

Campanha do Agasalho 2016 - MaringáMaringá – Em Maringá, a campanha do agasalho possibilitou a coleta de 172 peças roupas de adulto, 23 infantis, 45 cobertas, 46 itens variados de inverno, além de 20 pacotes de fralda geriátrica e dez quites de higiene e limpeza. As doações foram encaminhadas ao Asilo São Vicente de Paulo, à Associação Indigenista de Maringá (Assindi), ao abrigo provisório da cidade, que recebe crianças e adolescentes em situação de risco, e ao Conselho da Comunidade e Conselho Penitenciário, que atendem a população carcerária do município (foto à direita).

Paranavaí – Noventa e nove peças de roupas de adulto, 32 infantis, além de acessórios e calçados foram recolhidos durante a campanha em Paranavaí. Os artigos foram doados ao Provopar, que redistribuiu os materiais a pessoas carentes e atendidas pelos programas sociais do município.

Campanha do Agasalho 2016 - Francisco BeltrãoFrancisco Beltrão – Em Francisco Beltrão a Associação Sensibilizar, que oferece atividades desportivas, artísticas e de lazer a crianças carentes no contraturno da escola, recebeu 73 peças de roupas arrecadadas durante a campanha (foto à esquerda).


Campo Mourão
– Os integrantes do MP em Campo Mourão fizeram uma arrecadação significativa de calçados: foram 83 pares, entregues ao Albergue Municipal, para distribuição a pessoas em situação de rua, além de 48 peças de roupas.



Campanha do Agasalho 2016 - Pato BrancoPato Branco
– As Promotorias de Justiça de Pato Branco recolheram 130 peças de roupas, 17 pares de calçados e 19 outros itens como luvas, lençol, meias e cobertor. O material foi encaminhado à Apae de Vitorino, município que integra a comarca (foto à direita).

Apucarana – Em Apucarana, a Casa de Misericórdia recebeu 54 artigos de inverno, entre roupas, cobertores e acessórios.

Arapongas – A instituição beneficiada em Arapongas foi a Sagrada Família, que presta auxílio a famílias carentes. Foram doadas 90 peças de roupas, além de calçados e acessórios.

Paranaguá – Em Paranaguá, foram destinados à Casa Lar das Meninas e ao Asilo São Vicente de Paula 16 peças de roupas e quatro pacotes de fraldas geriátricas.






Redes Sociais