A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos (CAO-DH) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promotora de Justiça Nívia Mônica da Silva, tomou posse, na última sexta-feira, 9 de dezembro, como conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), para o biênio 2017-2018.

A cerimônia, que também oficializou o procurador de Justiça Sérgio Parreiras Abritta como suplente do CNDH, foi realizada na sede da Secretaria Especial de Direitos Humanos, em Brasília, e foi coordenada pela presidente do CNDH, procuradora de Justiça Ivana Farina, e a secretária especial de Direitos Humanos (SDH), Flávia Piovesan.

O CNDH é composto por 22 membros, onze da sociedade civil e onze do Poder Público. Dentre os representantes da sociedade civil, um é proveniente da Ordem dos Advogados do Brasil, nove são escolhidos por meio de eleição, havendo, ainda, um representante do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), órgão que indicou os membros do MPMG como titular e suplente.

Entre os representantes do poder público, têm assento o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que indicou a ministra Regina Helena Costa, e o Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e pela subprocuradora-geral da República Deborah Duprat.

Com as atribuições e a conformação previstas na Lei nº 12.986/2014, o CNDH passou a preencher os requisitos para atuar como Instituição Nacional de Direitos Humanos, já que atende ao que dispõe os Princípios de Paris e se caracteriza pelo pluralismo e pela autonomia.

Dentre as atribuições do CNDH estão a promoção e a defesa dos direitos humanos mediante ações preventivas, protetivas, reparadoras e sancionadoras das condutas e situações de ameaça ou violação dos direitos humanos, nos termos do que dispõe a lei. Ao finalizar seu mandato no órgão colegiado, Ivana Farina destacou sua expectativa de que o órgão permaneça firme no sentido de "atuar no enfrentamento ao quadro de permanente violação aos direitos humanos vividos no país".

 

Ministério Público de Minas Gerais

Superintendência de Comunicação Integrada

Diretoria de Imprensa Tel: (31) 3330-8016/3330-8166

Twitter: @MPMG_Oficial

Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial

13/12/2016






Redes Sociais