O novo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, tomou posse no dia 4 de janeiro, em solenidade que contou com a participação de cerca de 600 pessoas. Ele substitui no cargo a Procuradora de Justiça Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, que encerrou seu quinto mandato à frente do Ministério Público estadual.

“O Ministério público deve trabalhar e se afirmar de maneira independente, mas cooperativo na defesa e no cuidado do interesse público. Corporativo não. Cooperativo sim. Parceiro no objetivo comum de contribuir para a distribuição de harmonia e paz social”, afirmou o novo Procurador-Geral de Justiça.
O Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Públicos dos Estados e da União (CNPG), Cláudio Lopes, saudou o Procurador-Geral de Justiça: “Parabenizo o novo PGJ e dou-lhe as boas-vindas ao nosso Colegiado”.
Em seu discurso de posse, o novo Procurador-Geral de Justiça, Ricardo Machado, disse que pretende perseguir a plena autonomia financeira do Ministério Público: “Como determinam as Constituições Federal e Estadual, um dos fatores determinantes da nossa independência funcional, que se efetiva no dia a dia, com a defesa dos valores constitucionais”.
A Procuradora de Justiça Socorro França, ao saudar o novo Procurador-Geral de Justiça, Ricardo Machado, citou Santo Agostinho: “Procura como se fosse encontrar, sabendo que não encontrarás nunca se não procurares sempre”, observou Socorro Pinto. Ela ressaltou que tal lição deve ser praticada sempre, “de forma obstinada em relação à justiça, à pacificação social e na luta contra as desigualdades”.