Em solenidade realizada em Brasília nesta segunda-feira (12/12), o Conselho Nacional do Ministério Público reempossou dois Conselheiros e deu posse a um terceiro para o biênio 2011-2013. O Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Carlos Roberto de Castro Jatahy, representou o Procurador-Geral de Justiça do MPRJ, Cláudio Lopes, Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).

Presidente do CNMP, o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, recebeu os Conselheiros. Iniciam segundo mandato a Conselheira do CNMP, Promotora de Justiça Cláudia Chagas, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e  o Procurador Regional da República da 3ª Região, Mario Bonsaglia, que ocupa a vaga do Ministério Público Federal (MPF) no CNMP. Já o consultor legislativo Fabiano Silveira assume o cargo de Conselheiro pela primeira vez, indicado para representar o Senado Federal. Os três foram nomeados para o CNMP por decretos da Presidente Dilma Roussef, publicados no Diário Oficial da União no dia 28 de novembro.

Também compareceram à solenidade de posse Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Procuradores-Gerais de Justiça, representantes das associações de Procuradores de todo o país, além de Senadores da República.