Membros da Comissão de Adoção de Medidas de Prevenção à Violência nos Estádios, integrante do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), participam esta semana de evento envolvendo a temática da Copa do Mundo – realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nesta quinta (22) e sexta-feira (23), em Brasília.

 

Antes, porém, a comissão se reuniu na sede do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), nesta quarta-feira (21) para avaliar a proposta lançada ao CNPG pelo CNMP para participar do Fórum Nacional de Articulação das Ações do MP na Copa do Mundo.

 

O CNPG já trabalha a temática do futebol há mais de seis anos, segundo lembra o presidente da Comissão, o procurador do MPMG, José Antônio Baêta de Melo Cançado. “A prioridade dessa reunião é a discussão sobre essa proposta de trabalho em conjunto e ainda, sobre a ampliação da medida de restrição ao consumo alcoólico no entorno dos estádios de futebol”, especificou.

 

Em específico, o debate sobre a restrição ao consumo de bebidas contou com representantes dos Ministérios da Saúde (por meio da Secretaria de Atenção à Saúde) e da Justiça (por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas). “É um tema bastante polêmico e esperamos ter esse apoio do Governo Federal”, acrescentou José Antônio Baêta.

Fórum Nacional

O presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Roberto Monteiro Gurgel, assinou nesta quinta-feira (22), a portaria que institui o Fórum Nacional de Articulação das Ações do Ministério Público na Copa do Mundo. A solenidade de lançamento foi realizada na sede do CNMP, em Brasília, e contou com a presença de representantes do Senado Federal, Câmara dos Deputados, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Conselho Nacional de Justiça e membros da Comissão de Adoção de Medidas de Prevenção à Violência nos Estádios, do CNPG.  

O evento também abriu o I Seminário Nacional sobre a atuação do Ministério Público na Copa do Mundo, que também acontece nesta quinta (22) e termina nesta sexta-feira (23). Cem pessoas, entre membros do Ministério Público e integrantes de órgãos e instituições envolvidas na realização do evento esportivo, participam do evento.

Texto: com Assessoria do CNMP

Foto: Imprensa do CNMP