A Escola Nacional do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) já capacitou cerca de 250 membros e servidores do Ministério Público Brasileiro na área criminal – em apenas cinco cursos realizados.

Para o coordenador da Escola do GNCOC, o promotor de Justiça Arthur Pinto de Lemos Jr., o número representa uma grande conquista: “superou o planejamento realizado pelo então presidente do GNCOC, Oswaldo Trigueiro, que hoje responde pela presidência do CNPG”.

Por meio desses cursos, continuou, “houve uma difusão muito mais plena do que esperávamos. Isto porque a troca de experiências entre promotores foi muito intensa. Lembro-me dos Cursos em Ceará e em Natal, nos quais o encerramento ultrapassou e muito o horário previsto para o término, porque o público não permitia o encerramento dos trabalhos”.

Além disso, ainda de acordo com Lemos Jr, a Escola conseguiu despertar o interesse de promotores que atuam na área criminal, que nunca tinham tido a oportunidade de conhecer, em detalhes, alguns trabalhos exitosos dos Gaecos em diferentes partes do Brasil. “A partir de agora esperamos cada vez mais uma participação maior, com a realização das capacitações em outros MP’s”, reforçou.

 Os cursos começaram a ser realizados este ano, respectivamente no Ceará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Goiás e Piauí.