ANPRO Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Paulo Cezar dos Passos, prestigiou, na noite desta quinta-feira (9/5), a posse da Diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) para o biênio 2019-2021, que aconteceu no Auditório Juscelino Kubitschek, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília (DF). O grupo, liderado pelo Presidente Fábio George Cruz da Nóbrega, foi eleito por votação eletrônica, com 672 votos, em 10 de abril.

Compuseram a mesa solene a Procuradora-Geral da República, Raquel Elias Ferreira Dodge; o Presidente do CNPG, Paulo Cezar dos Passos; o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro José Antonio Dias Toffoli; o Presidente do Senado Federal, David Samuel Alcolumbre Tobelem; o Ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o Vice-Procurador-Geral da República, Luciano Mariz Maia; o Conselheiro Silvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); o Secretário-Geral do Ministério Público Federal, Alexandre Camanho de Assis; o Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto; o Presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa; e o Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Fernando Marcelo Mendes.

Em seu discurso, Fábio George pediu união e diálogo à carreira. "Empatia, ponderação, humildade, respeito pelas diferenças, busca de convergências, tolerância, solidariedade, construção de um ambiente de paz, união, defesa das liberdades e direitos fundamentais, dos direitos humanos, transparência, ética e respeito pela coisa pública. Esses são os valores que sustentam o sucesso de qualquer organização ou país e nos ajudam a ultrapassar sem sobressaltos o mar traiçoeiro e agitado das crises", afirmou o Presidente da ANPR.

Além de Fábio George, tomaram posse nesta quinta-feira a Vice-Presidente, Ana Carolina Alves Araújo Roman, e os Diretores Francisco Guilherme Vollstedt Bastos (Financeiro), Carlos Augusto da Silva Cazarré (Assuntos Corporativos), Léa Batista Moreira Lima (Assuntos Legislativos), Pedro Antonio de Oliveira Machado (Cultural), Patrick Salgado Martins (Assuntos Jurídicos), Nathalia Mariel Ferreira de Souza Pereira (Eventos), Flávio Paixão de Moura Júnior (Assuntos Institucionais), Hayssa Kyrie Medeiros Jardim (Comunicação Social), Renan Paes Félix (Diretor-Secretário) e Franklin Rodrigues da Costa (Aposentados).

discursoO novo Presidente da ANPR também defendeu a escolha do Procurador-Geral da República a partir da eleição da lista tríplice. "Nos 18 anos de funcionamento da lista tríplice sob a condução da ANPR, o Ministério Público Federal alcançou um nível de independência e eficiência institucional sem precedentes. Não foi por acaso. A lista tríplice serve ao fortalecimento da democracia interna e, também, como mecanismo garantidor de transparência externa", apontou Fábio George.

Na despedida do cargo de Presidente, Robalinho enalteceu a união entre o Judiciário e o MP: "Todos juntos pudemos construir muito pelo MP e pelas magistraturas brasileiras. O MP unido sempre se mostrou muito forte, desde a PEC 37. Aprendemos a lição de que a nossa convergência é fundamental para um Brasil melhor."

Texto: ANPR – editado por Ana Paula Leite/jornalista - CNPG

Fotos: ANPR