img 3270O Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), Paulo Cezar dos Passos, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), participou, na última sexta-feira (6/3) da solenidade de posse da nova Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, segunda mulher a assumir a chefia daquela unidade ministerial.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo Presidente do CNPG, Paulo Passos; pela então PGJ do MPBA, Ediene Santos Lousado; pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Nélson Leal; pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Desembargador Lourival Trindade; e pelo Vice-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares, eleito como Presidente da referida associação para o biênio 2020-2022.

Em seu discurso, Norma Angélica Cavalcanti reafirmou o propósito de servir ao interesse público e de vivenciar um sonho, uma missão, com o ideal de trabalho em prol do outro, do país e da humanidade. “Serão dois anos de intenso trabalho, alicerçado em determinação e ética, a serviço do bem”, garantiu a nova PGJ.

Na ocasião o Presidente do CNPG destacou a atuação de Ediene Lousado tanto como membro do Conselho quanto na condução do MPBA e desejou um excelente mandato a Norma Angélica Cavalcanti, ressaltando o comprometimento desta na defesa das prerrogativas do MP brasileiro.

img 2928A medalha da “Ordem do Mérito” foi entregue à PGJ pelo seu esposo, Ariston Cavalcanti Ribeiro, sua filha, Angélica Reis Cavalcanti, e por sua neta, Liz Reis Cavalcanti Coutinho Trein. O diploma correspondente foi entregue pela mãe da empossada, Maria Zildete Reis Cardoso. Norma Angélica registrou ainda que os esforços do MP continuarão convergindo no combate à corrupção e no enfrentamento à criminalidade, por meio dos seus membros e com o apoio da sociedade. Reafirmou o compromisso da chefia do MP no enfrentamento à violência contra a mulher e ao tráfico de drogas, bem como na efetividade da segurança pública. “Intensificaremos a articulação com as organizações sociais no enfrentamento às diversas violações de direitos, no combate ao racismo e à homofobia, à intolerância religiosa e aos demais tipos de discriminação”.

Ao deixar o cargo de PGJ, Ediene Lousado agradeceu à sua família, ao governador e aos Secretários de Estado, pela “confiança, parceria e apoio”, aos membros, em especial os que integraram sua administração, bem como aos servidores, “incansáveis na busca do melhor pela instituição. A todos vocês, minha gratidão. Sem vocês, não teria conseguido resultados tão relevantes”.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista – Assecom/MPMS – CNPG – com informações da Assecom/MPBA

Fotos: Guilherme Weber e Iracema Chequer