Três homens que mataram um colega de cela no Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara, denunciados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foram condenados pelo Tribunal do Júri da Comarca de São José nesta quarta-feira (21/7). O crime ocorreu em 2 de agosto de 2018. As penas aplicadas variam entre 17 e 22 anos de prisão. 

Os detentos Alexsandro da Silva e Magaiver Machado mataram Aldori Madruga dos Santos Filho com uma barra de ferro. Ele morreu por politraumatismo, decorrente de diversos golpes no tórax e no pescoço. A morte teria sido motivada por Aldori ter traído uma organização criminosa. A perícia feita em um bilhete mostrou que outro preso, Rodrigo Oliveira Teixeira, foi o mandante do crime. 

As investigações demonstraram que os réus ainda ameaçaram de morte outro detendo e o obrigaram a assumir o crime. Inicialmente o homem assumiu a culpa, mas os depoimentos mostraram não haver indícios suficientes de sua autoria ou participação para levá-lo ao júri. 

Em sua sustentação no Tribunal do Júri, a Promotora de Justiça Letícia Baumgarten Filomeno argumentou que os réus impediram a defesa da vítima, pois o imobilizaram para cometer o crime. 

O Conselho de Sentença considerou os três réus culpados por homicídio qualificado - pelo motivo fútil e por impossibilitarem a defesa da vítima. A pena aplicada pelo Juízo do Tribunal do Júri foi de 17 anos e 5 dias de prisão para Alexsandro da Silva; de 19 anos e 20 dias de prisão para Magaiver Machado; e de 22 anos e 18 dias de prisão para Rodrigo Oliveira Teixeira. As penas serão cumpridas em regime inicial fechado e sem o direito de apelar da sentença em liberdade. A decisão é passível de recurso. 






Redes Sociais