Uma equipe, formada por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e por militares do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou, nesta terça-feira, 11, uma plantação de aproximadamente 150 pés de maconha, em uma fazenda no município de Indiaroba. O flagrante ocorreu durante ação de combate ao desmatamento da Operação Nacional "Mata Atlântica em Pé", que começou na última segunda-feira, 10.

A Operação é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Paraná e acontece de forma simultânea em outros estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

Em Sergipe, o trabalho de fiscalização é uma atuação conjunta do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPSE, com o Ibama e com o Pelotão de Polícia Ambiental.

O responsável pela plantação, um senhor de 69 anos, foi levado à Delegacia do município de Santa Luzia do Itanhy. Segundo o Pelotão Ambiental, ele não é o dono da fazenda e relatou que invadiu parte da propriedade, que fica numa reserva de Mata Atlântica, com a finalidade de cultivar a droga. Ainda durante a ação, foi encontrada uma arma de fogo.

Além dos crimes de cultivo do entorpecente e porte ilegal de arma, o suspeito também cometeu crime ambiental ao desmatar uma Área de Preservação Permanente (APP) e, de acordo com o Ibama, a multa pelo desmatamento pode chegar até R$ 7.500 mil.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe