naodeO Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça de Defesa da Educação, Elizabeth Maria Almeida de Oliveira, realizará, nos dias 21 e 22, às 8h, a campanha "Conte até 10 nas Escolas". Concomitantemente, será promovido o curso "Práticas Restaurativas nas Escolas – Diálogos e Mediação de Conflitos", ministrado pelo promotor de Justiça e membro auxiliar na Comissão da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público, Antônio Carlos Ozorio Nunes, no hotel Oásis Atlântico Imperial, na avenida Beira Mar, nº 2.500 – Meireles.

Segundo Elizabeth de Oliveira, que integra o Núcleo de Defesa da Educação, a iniciativa tem a finalidade de sensibilizar os profissionais da educação e levar a estes conceitos básicos sobre a utilização das práticas restaurativas nas escolas) diálogo e círculos restaurativos), mediação escolar e mediação de pares, círculos de diálogo e círculos restaurativos), inclusive vivências em grupo que possibilitem aos professores a aplicação dessas ferramentas e técnicas nas suas escolas.

Além disso, a promotora de Justiça afirmou que esta campanha possui um importante impacto na propagação da cultura da paz nas diversas instituições escolares de nosso estado e, de um modo geral, na sociedade cearense. A campanha "Conte até 10 nas Escolas" tem o objetivo de criar uma cultura de paz entre adolescentes e jovens. A atitude é contar até dez antes de reagir e deixar a raiva passar, trocando-se a violência pela tolerância. A convivência no ambiente escolar, às vezes, gera conflito e estresse. Mas diante dessas situações, valente mesmo é quem não briga.