O Casamento Comunitário, que reuniu 154 casais da Grande Vitória, foi o grande destaque deste domingo (09/10), no 3º Encontro Estadual de Desenvolvimento Comunitário - Rede Cidadã, realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), na Praça do Papa. Após a fala do juiz de Paz Jorge Elias Antonio, os casais disseram o \"sim\" e trocaram as alianças, em meio a muita emoção e festejo dos familiares presentes.
Os casais também puderam oficializar o casamento com o registro oficial junto aos cartórios. Como recordação do momento, tiveram a oportunidade de tirar fotos com um bolo e receberam um doce \"bem-casado\" de lembrança.
Enderson, de 24 anos, e a sua agora esposa Damiris, de 21, aproveitaram o evento para celebrar a união. “Namoramos há quatro anos e já estávamos com o casamento no cartório encaminhado. Ficamos sabendo deste evento e nos inscrevemos para participar. É uma oportunidade maravilhosa para quem não tem condições de realizar a cerimônia de casamento”, disse Enderson.
Estiveram presentes para testemunhar o casamento o procurador-Geral de Justiça, Fernando Zardini Antonio; a dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (Caco), promotora de Justiça Sandra Maria Ferreira; a procuradora de Justiça aposentada Miriam Silveira; e a coordenadora do Grupo Especial de Trabalho Social (Getso), promotora de Justiça Arlinda Maria Barros Monjardim. O enlace matrimonial é resultado de uma parceria entre o MPES e Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES).
Além do casamento comunitário, o 3º Encontro de Desenvolvimento Comunitário levou ampla programação e diversos serviços, desde o mutirão comunitário com os promotores de Justiça, emissão de documentos, orientação jurídica, palestras, corte de cabelo e serviços de orientação sobre drogas. O mutirão comunitário contou com promotores de Justiça da área Cível, Criminal, Família, Infância e Juventude, Saúde e Educação e da Ouvidoria. O encerramento do evento contou o Show pela Paz, com a apresentação da banda Midnight Play.

 

Também no domingo, a Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo (Afices) realizou 483 atendimentos, repassando orientações e informações sobre os sintomas e o tratamento da doença genética. O Instituto de Ações Sociais e Cidadania B&B informou a melhor forma de se fazer a prevenção bucal a 464 pessoas. Além disso, os visitantes puderam aferir a pressão arterial, avaliar a concentração de monóxido de carbono, receber orientação postural, informações sobre DST/Aids e glicemia capilar.
O objetivo do encontro foi promover o progresso social e buscar a melhoria das condições de vida da população, por meio da afirmação e proteção de direitos humanos e da cidadania. O encontro busca reunir entidades e organismos que trabalham com o desenvolvimento comunitário no Estado, além de proporcionar o debate das políticas públicas e sociais.
O encontro também teve atividades culturais, como shows, cinema, teatro e oficinas para as crianças. Em paralelo aos atendimentos, foram realizadas palestras com temas de relevância para a comunidade. 
Veja informações adicionais no blog do evento

 






Redes Sociais