O Ministério Público de Rondônia realiza nesta quinta-feira, dia 12 de abril, às 9 horas, no edifício-sede da Instituição, em Porto Velho, o lançamento oficial do 2º Prêmio MP-RO de Jornalismo, que premiará os melhores trabalhos jornalísticos que envolvam as ações desenvolvidas pelo órgão, veículos por jornais, sites de notícias, emissoras de rádio e televisão.

O objetivo do II Prêmio MP-RO de Jornalismo é estimular, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas veiculas na imprensa com o tema “Cidadania: Direito de Todos”, englobando ações que envolvem competências e atribuições constitucionais do Ministério Público Brasileiro, assim como a contribuição de suas áreas de atuação. O prêmio tem também a finalidade de contribuir para o melhor entendimento, pela sociedade e pelo poder público, sobre a importância das atividades e da função social do MP-RO.

O II Prêmio de Jornalismo premiará matérias jornalísticas nas categorias jornalismo impresso – Jornal, radiojornalismo, telejornalismo, jornalismo on-line e fotografia. As matérias centradas no tema do prêmio podem abordar as políticas públicas que contemplam as seguintes áreas de atuação do MP-RO: meio Ambiente, combate às  Organizações Criminosas; infância; juventude e educação; patrimônio público, cidadão, consumidor, criminal, controle externo da atividade policial, saúde, portador de necessidades especiais; idosos, tráfico de seres humanos; violência doméstica e defesa da probidade administrativa.

As inscrições para o prêmio estarão abertas no período de 9 de abril a 31 de outubro de 2012.  O regulamento do prêmio e as fichas de inscrições estarão disponíveis no site do MP-RO (www.mp.ro.gov.br). Podem concorrer ao prêmio matérias publicadas ou veiculadas no período de 31 de outubro de 2011 a 31 de outubro de 2012. Cada profissional poderá inscrever no máximo três trabalhos, que concorrerão nas categorias para as quais forem inscritos. O vencedor de cada categoria receberá um troféu e uma premiação em dinheiro de R$ 5 mil. A solenidade de prêmio será na data provável de 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público.