Por iniciativa do Ministério Público do Paraná, o "João Cidadão", projeto do Conselho Nacional do Ministério Público voltado a incentivar o exercício da cidadania, especialmente entre os jovens, vai inspirar uma peça teatral. O espetáculo "Um jeito simples de entender seus direitos", que terá como base o conteúdo da cartilha do "João Cidadão", será encenado pela Companhia dos Palhaços, grupo que une técnicas de teatro, circo e música. A estreia ocorrerá no dia 29 de agosto, às 20 horas, no grande auditório do Teatro Guaíra, em Curitiba, com entrada gratuita a toda a população.

Também estão programadas 12 sessões fechadas da peça para estudantes das redes de ensino pública e particular de Curitiba e região, em seis dias de apresentação: estima-se um público de 12 mil alunos. "Os estudantes são agentes de transformação da realidade. Por isso, é importante a formação de uma juventude cidadã, comprometida e responsável, que possa contribuir para a construção de uma sociedade verdadeiramente melhor e mais justa", afirma o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia. Neste contexto, ele comenta que é fundamental a participação do MPPR nesse processo, não apenas mediante a atuação na linha de frente, com ações para pleitear a consolidação de direitos, mas também com projetos que estimulam o protagonismo juvenil.

Lançado pelo CNMP em 2015, o projeto "João Cidadão" traz ao debate temas diversos, como o combate à corrupção, o direito à educação e à saúde, a inclusão social, o estado democrático de direito e a liberdade de expressão, entre outros. Como o foco são adolescentes e jovens, a linguagem adotada é leve e divertida, ainda que crítica – a cartilha do projeto, por exemplo, distribuída em escolas, é toda inspirada em quadrinhos (mangá). "Neste contexto, pensamos que o teatro seria um recurso excelente para atingir nosso público, pois é uma forma de arte que soma a questão do entretenimento à reflexão", conta o promotor de Justiça Eduardo Augusto Salomão Cambi, coordenador do trabalho no MPPR.

Serviço:
"Um jeito simples de entender seus direitos"
Peça teatral inspirada no projeto "João Cidadão", com a Companhia dos Palhaços
Terça-feira, 29 de agosto, às 20 horas
Grande auditório do Teatro Guaíra
Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba
Entrada livre, não é necessário apresentar ingresso