Em cada uma das 27 turmas de terceiro ano do Ensino Médio da cidade, os alunos que obtiveram a maior média final vão receber um prêmio individual de R$1.000,00, como valorização por seu mérito acadêmico.

Na próxima quinta-feira (20/12), a partir das 19h, ocorrerá no Centro de Eventos do Município de Concórdia a cerimônia de premiação da segunda edição do Projeto Destaque da Turma. A iniciativa, criada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), tem como propósito homenagear os alunos que obtiveram a maior média final em cada uma das 27 turmas de terceiro ano do Ensino Médio no Município. Concorrem estudantes de escolas públicas e particulares e o prêmio para cada vencedor nessa edição é de R$1.000,00.

Serão premiados, ao todo, 28 estudantes. Também haverá um prêmio destinado a um estudante com deficiência. O valor é proveniente do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), que tem por objetivo custer projetos de atendimento às crianças e adolescentes. O fundo se mantém por meio de doações do imposto de renda e/ou multas por decisões judiciais.

O Destaques da Turma é uma ação desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e a Gerência Regional de Educação (GERED). Em março e abril deste ano, Josiane Wierzynski Piovezan (então Presidente do CMDCA), Vanessa Ávila (Conselheira do CMDCA), Denise Justi Lopes (Gestora do FIA), Gislaine Winter (então Gerente Regional de Educação) e o Promotor de Justiça Marcos De Martino visitaram pessoalmente todas as 27 turmas de terceiros anos participantes, a fim de explicar as regras do Projeto aos alunos, frisando que mais importante do que o prêmio financeiro é o reconhecimento pelo esforço e pelos ensinamentos adquiridos durante o último ano do ensino médio. 

Para De Martino, criador do projeto, a parceria entre instituições foi a responsável por possibilitar uma segunda edição do prêmio em Concórdia. "Percebi que o esforço coletivo valeu a pena quando testemunhei a expressão de felicidade e orgulho estampada nos rostos dos pais ao verem seus filhos serem premiados na cerimônia do ano passado".

Além do prêmio, a expectativa é que o projeto estimule a frequência escolar dos alunos e assim reconheça seus esforços ao longo do ano letivo. Em cada escola haverá um vencedor, caso haja empate, será premiado o candidato que possuir o menor número de faltas, persistindo o empate, o prêmio será dividido.

A representante da GERED Vera Lúcia Gonçalves Carvalho evidencia a importância do Projeto Destaque da Turma na vida dos alunos: "pois as escolas divulgam durante o ano e no final destacam o mérito daquele que se esforçou, se dedicou e conseguiu; assim mostrando e dando o exemplo de que nenhum esforço é em vão". 

A ideia foi implementada pela primeira vez por De Martino na comarca de Anita Garibaldi, em 2014 e 2015. Em 2017, o projetro foi trazido para Concórdia e premiou 34 alunos na cidade. E de acordo com a presidente do CMDCA, Margarete Müller, a iniciativa está garantida em 2019 e com um acréscimo. "A nossa confiança no sucesso foi tão grande que, neste ano, os Conselheiros aprovaram que em 2019, o Projeto Destaque da Turma será ampliado para premiar os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada turma", afirmou.




Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC






Redes Sociais