Programa tem como propósito qualificar e profissionalizar adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos.

Em Chapecó, 40 adolescentes que vivem em instituições de acolhimento se formaram no Programa Novos Caminhos e terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e em cursos de qualificação. Eles participaram de formações oferecidas pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC).

A formatura teve o objetivo de assinalar a conclusão das atividades do programa em 2018 aos adolescentes inseridos em serviços de acolhimento nos municípios do oeste catarinense.

A adolescente Nathaly Maria Soares de Camargo, 15 anos, participou do programa e falou em nome da turma durante a formatura. Ela está no 9º ano do ensino fundamental e faz curso de aprendizagem em Alimentos no Senai. Nathaly ressaltou a oportunidade oferecida pelo programa. "Chegamos até aqui com nosso esforço. Encontraremos obstáculos para alcançar nossas metas, mas estudamos e aprendemos bastante e, agora, podemos agradecer, olhar para frente e dizer que as oportunidades existem, o que precisamos é aproveitá-las", disse a estudante.

O ingresso no mundo do trabalho oportunizado pelo programa foi destacado pela Promotora titular da 3ª Promotoria de Justiça, Vânia Augusta Cella Piazza. "Quase todos os adolescentes do programa têm histórias difíceis e percebemos que todos se dedicam aos estudos. Com o Novos Caminhos, eles podem ingressar no mundo do trabalho pela porta da frente, na idade adequada, preparados e em empresas sérias e comprometidas. O programa traz esperança de um futuro melhor", destacou a Promotora de Justiça.

Formatura em Rio do Sul

A formatura dos cincos jovens que vivem em Instituições de acolhimento foi realizada em Rio do Sul. O evento contou com a participação do Vice-presidente da FIESC Alto Vale André Armin Odebrecht; do Desembargador Aposentado Alcides dos Santos Aguiar, 2º Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC); do Promotor titular da Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Rio do Sul, Eduardo Chinato Ribeiro; do Juiz da 1ª Vara da Comarca de Trombudo Central Rafael Mendes Barbosa; da Assistente Social do Fórum do Rio do Sul, representando o Tribunal de Justiça, Rossana Sandra Maas; do Diretor do SESI Alto Vale, Giovane Honorato de Carvalho e da Diretora do SENAI Alto Vale, Graziela da Silva Branco.

Após a entrega dos certificados, o jovem Matheus de Lourena Machado, de 16 anos, falou sobre a participação no Programa. "Ter feito o Novos Caminhos foi muito bom porque eu aprendi coisas novas, que eu não esperava. Agradeço aos professores e a todos que nos apoiaram", contou o adolescente.

Programa Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos iniciou em 2013. É uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMERCIO) e Fundação ESAG.

A parceria entre as entidades tem como finalidade qualificar e profissionalizar os adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos. O programa também abrange os egressos (até um ano do seu desligamento) e fortalece as redes de apoio ao adolescente.

Os sindicatos patronais filiados à FIESC contribuem, por meio das empresas associadas, na inserção dos adolescentes no mercado de trabalho. Neste ano, abriram oportunidade para os adolescentes a Bugio Agropecuária, Rissi Fachadas e Esquadrias, Moinho Martelli, Scala Engenharia, Brasão Supermercados e Ogochi.




Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC