Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

Conselho Nacional de Procuradores-Gerais - CNPG

Menu
<
Fernando Grella Vieira
2010-2011
MPSP

Fernando Grella Vieira

Fernando Grella Vieira assumiu o cargo de Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) em 22 de outubro de 2010.

Formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1979. Começou a carreira no Governo quando foi aprovado em concurso público para Procurador da Fazenda Nacional e Procurador do Estado de São Paulo.

Ao ingressar na carreira do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), foi nomeado Promotor de Justiça Substituto da Circunscrição Judiciária de Campinas. Mais tarde, transferido para a capital paulista, atuou nas Equipes de Repressão a Estelionato e outras Fraudes, Repressão a Delitos Diversos, Repressão a Roubos, e no Núcleo de Controle e Regularização do Parcelamento do Solo Urbano. Foi também titular da Promotoria de Mandados de Segurança e Ações Populares e integrou a Assessoria Jurídica do Procurador-Geral de Justiça. Trabalhou na Procuradoria de Habeas Corpus e compôs a Procuradoria de Justiça Cível, da qual foi Secretário Executivo.

Em 2002 e 2003, foi eleito para o Conselho Superior do MPSP. Foi 2º Secretário da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) e eleito 1º Vice-Presidente para o período de 2006 a 2008.

Atuou na Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Foi membro suplente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Em 2008, foi eleito Procurador-Geral de Justiça do MPSP e, em 2010, reconduzido ao cargo, até 2012, quando assumiu a Secretaria da Segurança Pública (SSP), tendo como Secretário Adjunto o Procurador de Justiça Antonio Carlos da Ponte.

Data de referência/atualização do currículo: 18/2/2020.

.: voltar :.