O presidente do CNPG e os Procuradores-Gerais dos Estados de Tocantins; Alagoas; São Paulo; Paraná; Goiás; Acre; Maranhão; Mato Grosso; Santa Catarina; Pará; Piauí; Rio de Janeiro; Ceará; Bahia; Pernambuco; Espírito Santo; Mato Grosso do Sul; Amazonas; Distrito Federal e Territórios; do Ministério Público Militar; e do Trabalho;  prestigiaram a abertura do XIII Congresso Estadual do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Gramado (RS). 

O evento é promovido pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) e reuniu dezenas de autoridades como o ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para debater, como tema central, “O Papel do Ministério Público na Defesa da Democracia Brasileira”. 

Em seu discurso, o presidente da Associação, Sérgio Harris, observou que o encontro foi concebido para compartilhar reflexões, aperfeiçoar técnicas jurídicas, integrar colegas e reforçar os laços que os unem.

Para o presidente do CNPG, o Congresso do MPRS qualifica ainda mais o debate acerca deste trabalho desenvolvido pelo Ministério Público em todo o Brasil pela defesa da democracia.

Ainda na abertura, o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Marcelo Lemos Dornelles, disse que o Ministério Público precisa focar sua atuação nos anseios da sociedade, procurando ser menos burocrático e mais propositivo. 

Em seu discurso, ele lembrou a luta dos MPs na discussão do PLP 257, que trata do endividamento dos estados e tramita na Câmara dos Deputados, e mostrou a preocupação dos MPs com esse assunto, que o CNPG tem trabalhado para modificar o texto proposto pelo Governo Federal. 

Nesta quinta-feira (4), a partir das 14h30, acontece a reunião ordinária do Conselho Nacional, no hotel Serra Azul. (Texto e foto: David Freire/Assessoria de Comunicação CNPG)






Redes Sociais