Em reunião extraordinária realizada na segunda-feira (13/11), na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília, o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) aprovou propostas de notas técnicas e manifestou concordância a alguns enunciados do CNMP, entre outras deliberações.

A nota técnica que traz sugestões à Proposição n. 1.00927/2017-69, que tramita no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para alterar "os artigos 9º e 15 da Resolução n. 181, de 7 de agosto de 2017, que dispõe sobre instauração e tramitação do procedimento investigatório criminal a cargo do Ministério Público" foi aprovada pela Comissão Especial constituída para análise da matéria. Logo após a reunião, a nota, já validada pelos presentes à reunião, foi protocolada no CNMP.

Igualmente aprovada, por unanimidade, a nota técnica relatada pelo PGJ de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos, trata-se da expressão "servir juntos", constante da Resolução n. 01/2005/CNMP. Sustenta que deve existir uma relação hierárquica de subordinação para consideração do nepotismo no serviço público, o que já foi devidamente enfrentado pelo STF.

Já em resposta ao Ofício do CNMP para que sejam apresentadas sugestões de emenda à Proposição n. 1.00940/2017-72 foi manifestada a concordância, também por unanimidade, do enunciado: "A criação, extinção ou fusão de órgãos de execução do Ministério Público são medidas afetas à discricionariedade administrativa, e o Conselho Nacional do Ministério Público não deve invalidá-las quando não se constatar violação do interesse público".

Foram aprovados, também, enunciados e encaminhamentos aprovados na Plenária da II Reunião Ordinária do GNDH do ano de 2017, realizada em Florianópolis/SC, entre os dias 4 e 6 de setembro, dos quais se destacam:

Comissão Permanente do Meio Ambiente, Habitação Urbanismo e Patrimônio Cultural:

Comissão Permanente do Meio Ambiente, Habitação Urbanismo e Patrimônio Cultural:

Comissão Permanente da Infância e da Juventude:

Comissão Permanente da Defesa da Saúde:

Foram debatidos na reunião, ainda, o andamento dos projetos de interesse do Ministério Público Brasileiro em trâmite no Congresso Nacional, especialmente os trabalhos realizados pela Comissão do Extrateto. A próxima reunião ordinária será realizada no dia 4 de dezembro.






Redes Sociais