O Ministério Público de Sergipe esteve presente no II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em parceria com o Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A abertura oficial do evento aconteceu, no dia 03, no auditório do Hotel do SESC Atalaia, em Aracaju, e a programação se estendeu até o dia 06, na Universidade Federal de Sergipe.

Com o tema “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”, o Simpósio reuniu autoridades de Estado e representantes de diversas áreas ligadas a recursos hídricos e discutiu cinco eixos temáticos: Governança, Qualidade e Quantidade da água, Conservação e Recuperação Ambiental, Dimensão Social e Dimensão Saúde.

A programação ao longo da semana foi composta por apresentações orais, painéis, palestras, conferências, mesas redondas, visitas técnicas, exposições, reuniões temáticas, minicursos e diversas manifestações culturais.

A promotora de Justiça de diretora do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Rio SãoFrancisco e às Nascentes, Allana Rachel Monteiro, participou do Simpósio e falou da importância do evento. “Na semana do Meio Ambiente, nada mais apropriado que falar sobre o Rio São Francisco, o Rio da integração nacional. O ‘Velho Chico’ está morrendo e precisamos intensificar as discussões e ações para a revitalização dele. Além disso, não podíamos deixar de prestigiar o Comitê, um dos maiores parceiros do Ministério Público de Sergipe nas ações do CAOp do São Francisco - ‘Projeto Nascentes do São Francisco – O MP Salvando Rios’ e nas ‘Caravanas de Saneamento’ - e é, claro, na Fiscalização Preventiva Integrada – FPI”, enfatizou Allana Rachel.

“Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”

Além do Simpósio, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou ações no dia 03 de junho, instituído como o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, e divulgou a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, lançada em 2014.

O objetivo é conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos.

Tendo a carranca como ícone, a ideia é chamar a atenção de todos para os graves problemas enfrentados pelo Rio e sua Bacia, e para a necessária e urgente revitalização, a fim de que o Velho Chico continue alimentando a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem direta ou indiretamente de suas águas.

 

Com informações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

 

 

Coordenadoria de Comunicação Ministério Público de Sergipe

Fone: (79) 3209-2865

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Facebook: mpseoficial

Instagram: mpsergipe






Redes Sociais