Dando continuidade ao trabalho de formação dos integrantes da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz – COAPAZ, do Ministério Público de Sergipe, membros e servidores do órgão ministerial participaram, nos dias 02 e 03 de julho, do Workshop "Círculos de Construção de Paz".

O evento foi realizado no Tribunal de Justiça de Sergipe, através da parceria entre a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), a Escola Judicial do Estado de Sergipe (Ejuse) e a Escola Superior da Magistratura da AJURIS.

Ministrado pela idealizadora da aplicação da Justiça restaurativa por meio dos Círculos de Paz, Kay Pranis, o workshop contou, também, com a presença de membros e servidores de diversos órgãos que compõem o sistema de Justiça em Sergipe e estão comprometidos com a difusão dos princípios e práticas de Justiça Restaurativa, como estratégia de solução autocompositiva e pacificação de situações de conflitos, violências e infrações penais. Além disso, participaram, também, representantes do Sistema de Justiça do Ceará, Piauí, Alagoas, São Paulo e Paraíba.

A palestrante comentou que ficou satisfeita com a abrangência do tema no Estado. "Fiquei muito impressionada pelo nível de trabalho desenvolvido em Sergipe, com muitas pessoas envolvidas e focadas na aplicação da Justiça Restaurativa como força de prevenção à violência".

A palestrante
Kay Pranis é internacionalmente reconhecida por estudar, ensinar e praticar a Justiça Restaurativa, além de publicar livros e artigos sobre o assunto. De 1994 a 2003, atuou como Planejadora de Justiça Restaurativa para o Departamento Correcional do Estado de Minnesota, nos Estados Unidos.

Pranis aborda a Justiça Restaurativa a partir de Processos Circulares, que têm como objetivo promover encontros e construir um espaço seguro de diálogo entre pessoas envolvidas em situações de conflito e violência, bem como familiares, amigos e comunidade, para que possam solucionar suas divergências. Além disso, desenvolve treinamentos em Processos Circulares em escolas, presídios, empresas, igrejas e demais comunidades, bem como na área rural dos Estados Unidos.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook: mpseoficiaI
Instagram: mpsergipe

Com informações da Agência de Notícia do TJ/SE






Redes Sociais