Ano 1, nº 3 - Brasília, 31 de maio de 2014.

Membros do CNPG discutem implementação de Sistema de Prevenção e Combate à Tortura no sistema penitenciário brasileiro

Reunidos em Brasília no dia 20 de maio, membros do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais receberam o subprocurador-geral da República e também procurador federal adjunto dos Direitos do Cidadão, Luciano Mariz Maia. Na ocasião, foi discutida a atuação dos Ministérios Públicos estaduais na implementação da Lei 12.847/13, que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT).

Leia mais...


MPSE apresenta projeto de atendimento itinerante

José ValdoO projeto MP Itinerante - Ônibus da Cidadania, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado de Sergipe, recebeu moção de apoio do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), durante reunião do Colegiado, realizada em Brasília, na terça-feira, dia 20.

Leia mais...




MP-AC apresenta projetos de melhoria da gestão e aproximação com a comunidade

PGJSPO Ministério Público do Acre (MP-AC) apresentou, na reunião ordinária do CNPG, o Modelo de Governança Tático-Operacional da Instituição e o Projeto MP na Comunidade. O primeiro, apresentado pela diretora de planejamento do MP-AC, Beth Oliveira, consiste em uma metodologia para concretizar as ações constantes do planejamento estratégico do órgão.

Leia mais...



Deputado Lincoln Portela participa de reunião do CNPG

Aguinaldo FenelonO deputado federal Lincoln Portela (PR/MG) compareceu à reunião ordinária do CNPG para apresentar a Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, da qual é o primeiro vice-presidente. O parlamentar falou sobre o relacionamento do Ministério Público com o Congresso Nacional e da necessidade de maior aproximação entre as duas instituições.

Leia mais...


Promotor apresenta a Revista Eletrônica do CNPG

O promotor de Justiça do Estado da Bahia e coordenador da Revista Eletrônica do CNPG, José Renato de Oliva Matos, compareceu à reunião ordinária para dar informações a respeito da publicação. Ele solicitou aos representantes dos Estados que enviem artigos para a primeira edição da Revista. O prazo para envio é até 18 de julho.


Leia mais...


CNPG padroniza canais de comunicação

Outro tema abordado durante a reunião do CNPG foi o fortalecimento de sua identidade institucional. Nesse sentido, a consolidação da imagem e da identidade visual do CNPG também entrou na pauta da última reunião, ocasião em que foram aprovadas as propostas de aplicação de logomarca e novo lay-out dos materiais de papelaria, tais como envelopes e formulários timbrados, pastas e cartões de visita.

Leia mais...

Projeto 'Não Seja um Laranja', do MPDFT, é apresentado a membros do CNPG

O promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Rubin Lemos, apresentou o projeto "Não Seja um Laranja", uma ação do MPDFT para evitar a utilização do nome de terceiros em esquemas de corrupção, aos participantes da reunião do CNPG, na terça-feira, dia 20.

Leia mais...



Diversos Ministérios Públicos deram posse a procuradores-gerais de Justiça esse ano

José ValdoAs últimas semanas foram marcadas por cerimônias de posse de três procuradores de Justiça reconduzidos ao cargo de procurador-geral. No Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Eder Pontes tomou posse na segunda-feira, dia 5. Já Humberto de Matos Brittes foi empossado na sexta-feira, dia 9, para ocupar o principal posto do Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul. E na sexta-feira, dia 16, Márcio Fernando Elias Rosa tomou posse como procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo.

Leia mais...

rodape
Caso não consiga visualizar esse e-mail, clique aqui.

AGENDA

21 a 23/07 Reunião GNDH

24 e 25/07
Reunião Ordinária CNPG

CURTAS

PEC 63 - A Proposta de Emenda à Constituição nº 63, que "acrescenta os §§ 9º e 10 ao art. 39 da Constituição, para instituir a parcela indenizatória de valorização por tempo na Magistratura e Ministério Público" foi aprovada nessa quarta-feira, dia 21, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. A matéria seguirá para votação no plenário do Senado. A presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, acompanhou as deliberações na CCJ e agradeceu os senadores pela aprovação da matéria.


Controle externo - O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Militar, Marcelo Weitzel Rabello de Souza, tomou posse no cargo de presidente do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial, nessa terça-feira, dia 20. A cerimônia ocorreu durante reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, em Brasília. O presidente foi eleito pelo Colegiado em março deste ano, após alteração no estatuto do CNPG, que determina agora que o cargo seja ocupado por procurador-geral de Justiça.

Conciliação - A Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam) convidou membros do Ministério Público da União (MPU) e dos Ministérios Públicos Estaduais (MPEs) para participarem do curso de Resolução Consensual de Conflitos Coletivos que envolvem Políticas Públicas, a realizar-se entre os dias 9 de junho e 27 de julho de 2014, com carga horária de 30 horas. O curso oferece 500 vagas na modalidade ensino à distância. O objetivo principal do curso é capacitar os participantes a identificar situações de conflito que possam ser resolvidas por meio de construção de consenso. As inscrições podem ser feitas por aqui.


Estratégia - O Conselheiro do CNMP Cláudio Portela compareceu à reunião do CNPG para falar a respeito da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho, órgão que preside. Portela salientou a importância de se pensar em formas de concretizar as decisões que são tomadas nas reuniões e encontros do CNMP. “Não adianta apenas fazer o evento, com a participação do promotor. Precisamos de uma ação concreta para apresentar à sociedade”, afirmou Portela.

Capacitação - A procuradora-geral do Distrito Federal e Territórios e presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, assinou termo de cooperação técnica com a procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei, para compartilhamento de cursos de capacitação entre os dois Estados. Com a assinatura do documento, os cursos que forem ministrados para membros e servidores no MPDFT poderão ser replicados no MPAP. “Precisamos muito dessa cooperação. Esse termo é muito importante para nós e estou muito feliz com ele”, afirmou Ivana Franco.